Pular para o conteúdo principal

Será que sua dificuldade em se relacionar com as pessoas não é pistantrofobia?


O medo incontrolável de manter relações profundas pensando que invariavelmente haverá uma traição ou interesses ocultos, gera uma tendência de não se  aprofundar nas relações, nem em se esforçar para mantê-las.

Pessoas assim são intolerantes e geralmente preferem ficar  restriitas a conviver apenas com aquelas pessoas em que a sintonia é inquestionável.

Não tem pessoas que parecem serem muito bravas e corajosas? 

_ Então, na maioria dos casos são pessoas pistantrofobicas que de tão céticas se tornaram irracionalmente máquinas programadas para se defenderem de tudo e de todos, mesmo quando não há perigo nenhum por perto. 

A aparência agressiva dessas pessoas na verdade é exatamente para esconder o medo excessivo que habita em suas mentes, de ser passadas para trás, de ser traídas por todos, ainda que todos  por perto só pensem em lhes fazer o bem.

Um dos principais fatores é o trauma de experiências do passado, ou seja, uma vez passada para trás, para trás passada uma pessoa assim acredita que sempre será, o que a impede literalmente de progredir em qualquer tipo de relação, por não conseguir confiar em ninguém se tornando prisioneira dos próprios medos ou das sombras geradas pelos próprios pensamentos.

Ex: Você já teve a sua confiança quebrada? Se sim, é possível que o medo de depositar confiança em outra pessoa, principalmente com quem você se relaciona diariamente ou com frequência, esteja interferindo na construção de novos laços afetivos, gerando mal estar em todos os lugares por onde passa.

Não confiar em ninguém pode indicar apenas uma falta de manejo social adequado para que a pessoa possa conduzir suas relações de maneira mais saudável para seu desenvolvimento pessoal.

Pistantrofobia – é um termo usado para representar o medo intenso de confiar nas pessoas.

Isolamento social

Em alguns casos, para evitar futuras frustrações, a pistantrofobia pode contribuir para o isolamento social, fazendo com que a pessoa evite se conectar com outras pessoas que estão à sua volta, indo além de relacionamentos amorosos ou não.

Para aqueles que sofrem da condição, a distância pode ser uma forma de se sentir protegido de possíveis decepções.

Ansiedade e estresse

Quando a preocupação e o medo de se decepcionar futuramente afligem constantemente uma pessoa, esse quadro pode gerar ansiedade e emoções indesejadas o tempo todo para quem sofre com a condição. 

Sabe quando só de pensar em algo já gera um pequeno estresse? 

Então, é da mesma maneira com a ideia de confiar em outras pessoas ou voltar a se abrir para elas. Só de imaginar essas situações, é possível desencadear emoções prejudiciais para o bem-estar.

As pessoas com pistantrofobia podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Dificuldade em iniciar novos relacionamentos, seja de amizade ou amorosos
  • Isolamento social, evitando-se conectar com outras pessoas
  • Ansiedade e estresse
  • Pensamentos paranoicos, como duvidar da sinceridade dos outros ou questionar se estão a ser usados
  • Crises de pânico se a ansiedade não for controlada
  • Tremores pelo corpo
  • Evitar abrir-se com um potencial parceiro romântico
  • Barrar as tentativas de flerte, namoro ou relacionamento romântico de outra pessoa 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...