Após formação da primeira turma de Agentes de Educação Popular em Saúde no sítio Boa Vista, Edna Paixão Coordenadora da CONAQ dá inicio a formação de mais uma turma no sítio Araçá - Afrânio
Iniciou neste domingo 05 de outubro de 2025, o curso de formação de Agentes de Educação Popular do Sertão na Comunidade Quilombola do sítio Araçá. Após a conclusão do curso os agentes formados atuarão como profissionais e membros da comunidade na educação contextualizada, promovendo a valorização da cultura e identidade quilombola através de práticas pedagógicas que emergem dos saberes ancestrais e do repertório cultural afrodiaspórico, conforme as diretrizes da Educação Escolar Quilombola.
O objetivo é fortalecer a autonomia e o protagonismo das comunidades, articulando memória, território e arte-educação para a construção de um projeto de vida coletivo.
Faltando apenas receber os diplomas, os membros da primeira turma formada no sítio Boa Vista aguardam ansiosos uma viagem até a capital de Pernambuco para a diplomação que está prevista para o mês de novembro.
![]() |
SEC. DE SAÚDE ANA |
Esteve presente garantindo apoio da Secretaria de Saúde Municipal, a titular da pasta D. Ana.
![]() |
EDNA COORDENADORA DA CONAQ |
Edna Paixão, Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), e ministradora do curso, incentivou os alunos da segunda turma a serem assíduos do início ao fim da jornada para que como os da primeira turma, todos possam também após a conclusão e já formados receberem os seus diplomas.
![]() |
VEREADOR OSVALDO CAVALCANTI |
O vereador de Afrânio, Osvaldo Cavalcanti, amigo e apoiador dos Quilombolas desde inicio da história da comunidade no município, fez questão de participar da aula de abertura do curso, e na sua fala elogiou a atuação de Edna como Coordenadora da CONAQ, bem como falou sobre os valores da cultura negra e suas conquistas ao longo dos tempos.
Por volta das 9h um delicioso café foi servido para todos os presentes. Segundo a organização durante o curso será evitado bebidas como refrigerantes e semelhantes, que serão substituídas por sucos naturais de frutas como aprendizado prático.
Edição: Geraldo Silva
Comentários