Frente fria e chuvas intensas atingem o Brasil nesta terça, 21: INMET emite avisos para 16 estados; veja os alertas
A frente fria que se formou durante a última semana segue atuando sobre o Brasil nesta terça-feira (21). O sistema frontal, responsável por provocar chuvas intensas sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país nos últimos dias, agora avança sobre os estados do Nordeste, mantendo o tempo instável em boa parte do território nacional.
Para esta terça-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas em 16 estados, além de alerta laranja para grandes acumulados na Bahia. Confira a lista completa:
- Minas Gerais – amarelo
- Espírito Santo – amarelo
- Goiás – amarelo e laranja
- Bahia – amarelo e laranja
- Sergipe – amarelo
- Pernambuco – amarelo
- Ceará – amarelo
- Piauí – amarelo e laranja
- Maranhão – amarelo e laranja
- Tocantins – amarelo e laranja
- Mato Grosso – amarelo e laranja
- Pará – amarelo e laranja
- Rondônia – amarelo
- Amazonas – amarelo e laranja
- Acre – amarelo
- Roraima – amarelo
O sistema promove também chuvas de forte intensidade em áreas pontuais no Centro-Oeste e em parte da Região Norte, a grande presença de umidade aliada às temperaturas elevadas favorece a formação de nuvens de tempestade.

Veja também a previsão do tempo detalhada para esta terça-feira (21) com mais informações sobre as áreas de instabilidade e os riscos de temporais em cada região do país.
Tempo instável domina parte do Nordeste e Sudeste
A presença da frente fria deixa o tempo fechado em áreas do norte de Minas Gerais, Goiás, além de diversos municípios nordestinos. Nesta terça-feira (21), logo pela manhã, pancadas de chuva intensas estão previstas para ocorrerem sobre o leste e interior da Bahia, além do Maranhão.
Com o avanço do dia e o aumento das temperaturas, o surgimento de instabilidades se intensifica. Desta vez, o estado mais afetado será Sergipe, onde há previsão de chuvas intensas durante a tarde de terça-feira (21). A atenção deve ser redobrada em municípios ao sul de Salvador/BA, onde o INMET emitiu alerta laranja para grandes acumulados de precipitação.
Em áreas pontuais do Maranhão e do Piauí, os modelos de previsão indicam chuvas com intensidade entre moderada e forte, que podem vir acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas.
Durante a noite, as chuvas persistem sobre a Bahia e Sergipe, com potencial para transtornos em áreas urbanas. Outras partes do Nordeste, como o centro de Pernambuco e a Paraíba, também terão registro de chuva, mas com baixo risco de impactos significativos.
Os acumulados de precipitação desta terça-feira (21) podem ultrapassar os 120 mm no sudoeste da Bahia, com destaque para Ilhéus (86 mm), Vitória da Conquista (63 mm) e Porto Seguro (55 mm). A previsão também aponta chuvas volumosas em Montes Claros/MG, com cerca de 44 mm. Nos demais estados, os volumes ficam entre 12 mm e 35 mm.
Chuvas intensas no Norte e parte do Centro-Oeste
Enquanto a frente fria mantém o tempo fechado em áreas do Sudeste e Nordeste do Brasil, a umidade amazônica, associada às temperaturas elevadas, favorece a formação de nuvens sobre o Norte do país, deixando o tempo parcialmente nublado pela manhã.
As chuvas isoladas estão previstas para ocorrer de forma fraca no leste do Mato Grosso e oeste do Tocantins. Já em Roraima, próximo à divisa com o Amazonas, há previsão de pancadas fortes ainda nas primeiras horas do dia.
Durante a tarde, os alertas de chuva se espalham pelo Norte e parte do Centro-Oeste. Em todos os estados da região, as precipitações variam de intensidade: fracas no oeste do Acre, norte do Amazonas e em Roraima, e moderadas a fortes no sul do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Tocantins.
Os maiores acumulados se concentram entre o norte do Mato Grosso e o sul do Amazonas, com volumes que superam 60 mm. No oeste do Acre e do Pará, os acumulados diários ficam abaixo de 40 mm. Mesma situação é prevista para o Tocantins e Rondônia, com áreas pontuais em que o acumulado do dia chega aos 25 mm.
Comentários