Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores da Compesa em Petrolina entram em greve por tempo indeterminado

A manhã desta segunda-feira (13) começou com manifestação em frente à sede da Compesa, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os trabalhadores aprovaram em assembleia a deflagração de uma greve por tempo indeterminado, alegando falta de avanços nas negociações do acordo coletivo de trabalho e buscando mais valorização profissional.

O repórter Marco Aurélio esteve no local e conversou com o vice-presidente do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, Roberto Palma, que explicou os motivos da paralisação.

“Essa greve vai acontecer porque o governo não respondeu ao pleito dos trabalhadores. Nós estamos desde o mês de maio sentados com a empresa, já foram 14 rodadas de negociação, e o governo não fez uma proposta que contemple o anseio dos trabalhadores. Então, nós resolvemos fazer com que a empresa tenha consciência de que os trabalhadores são os mais importantes nessa situação”, afirmou Palma.

Segundo ele, a decisão também é uma resposta à falta de diálogo sobre o processo de privatização da Compesa, que preocupa a categoria.

“Estamos às portas de uma privatização, e os trabalhadores não foram consultados. Todos sabemos que privatização começa com a precarização dos serviços. Veja Petrolina, uma cidade banhada pelo Rio São Francisco, que passa 10, 15 dias com bairros sem água. Isso mostra o descaso do governo em querer mostrar à população que a Compesa não presta um bom serviço e precisa ser privatizada”, completou.

O sindicalista também destacou a incerteza dos servidores diante do futuro da empresa.

“Não podemos aceitar que trabalhadores com 20, 15, 10 anos de empresa não saibam qual vai ser o seu destino depois dessa privatização. Sabemos que, quando as empresas são privatizadas, a primeira coisa que acontece é demissão em massa”, disse

“Não podemos aceitar que trabalhadores com 20, 15, 10 anos de empresa não saibam qual vai ser o seu destino depois dessa privatização. Sabemos que, quando as empresas são privatizadas, a primeira coisa que acontece é demissão em massa”, disse.

Serviços essenciais mantidos

Apesar da paralisação, o sindicato garante que os serviços essenciais à população serão mantidos durante a greve.

“Quero tranquilizar a população petrolinense e pernambucana de que os serviços essenciais terão prioridade. Nós não deixaremos faltar água e nem deixaremos de trabalhar com os esgotos da cidade. Qualquer situação emergencial terá trabalhadores disponíveis para realizar os reparos necessários”, afirmou o vice-presidente.

Negociações e expectativa

Questionado sobre a possibilidade de retomada do diálogo, Roberto Palma afirmou que o sindicato está aberto à negociação, mas que a greve segue por tempo indeterminado.

“Até agora o que recebemos foi um interdito proibitório solicitado pela empresa, no sentido de impedir a continuidade da greve. Mas isso não vai impedir os trabalhadores, porque eles estão decididos a paralisar as atividades. Essa situação está nas mãos do governo”, destacou.

“Nós não vamos ser irresponsáveis, mas também não admitimos que os trabalhadores e a população sejam tratados da forma que o governo vem conduzindo. É privatização sem consultar os trabalhadores, sem ouvir a população. O sucateamento dessa empresa tradicional é culpa exclusiva do governo”, concluiu.

A categoria promete manter mobilizações nos próximos dias em Petrolina e outras regiões do estado, até que o governo estadual apresente uma proposta considerada justa pelos trabalhadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.