Pular para o conteúdo principal

DESENVOLVIMENTO RURAL Paulistana entra na rota do leite e fortalece desenvolvimento rural com inauguração de Unidade de Recepção

 

O município de Paulistana entra oficialmente para a rota do leite no Território Vale do Itaim. Em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 15 de novembro, a Prefeitura Municipal inaugurou a Unidade de Recepção de Leite de Paulistana, um passo estratégico para o fortalecimento da agricultura familiar e por meio da cadeia produtiva do leite.

Instalada no Parque de Exposição da cidade, a unidade conta com seis tanques refrigeradores de leite, adquiridos com recursos próprios do município, que juntos têm capacidade de armazenar 12 mil litros por dia. A estrutura vai funcionar como um ponto centralizado de coleta, oferecendo segurança logística e qualidade para produtores de leite da região.

O projeto é fruto de uma articulação entre a Prefeitura de Paulistana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Assoleite – Associação dos Pecuaristas e Produtores de Leite e Derivados de Paulistana – e a empresa Laticínio Monte Santo, que firmou convênio garantindo a compra de 100% da produção entregue pelos criadores associados.

O prefeito Osvaldo da Abelha Branca, durante a inauguração, destacou o impacto direto da iniciativa na economia rural.

“Aqui está sendo entregue uma central de recepção de leite para facilitar a vida do produtor rural. Antes, ele tinha que comercializar de forma pulverizada, enfrentando dificuldade logística. Agora, ele tem mercado garantido, estrutura adequada de armazenamento e segurança comercial. Investimos cerca de R$ 200 mil entre tanques e reforma do espaço porque acreditamos na força da nossa agricultura e no potencial dessa cadeia produtiva”, afirmou o gestor.

Osvaldo aposta no fortalecimento da cadeia. “Estou muito otimista, porque nós estamos em um período de seca, mas ainda assim a gente vê o entusiasmo, o brilho nos olhos dos criadores, um bom volume de leite sendo produzido. Então, tenho certeza que, com o inverno que vem por aí, a gente vai alavancar muito essa forma de geração de emprego e renda.”, pontuou.

O secretário municipal de Agricultura, Lucas Brito, ressaltou que Paulistana já tinha produção leiteira, porém sem uma cadeia estruturada, uma realidade que, segundo ele, muda com a inauguração da unidade de coleta. “Com essa parceria, vamos organizar a produção e criar estabilidade para o produtor. Hoje estamos iniciando com 18 produtores entregando cerca de um mil litros diários, mas já temos potencial para chegar a quatro mil litros nos próximos meses e alcançar a capacidade máxima dos tanques com o retorno das chuvas.”, explicou.

Ele também destacou que o fortalecimento da cadeia leiteira faz parte de um plano estratégico de desenvolvimento rural. “Além do leite, estamos investindo em outras cadeias produtivas como mel, caprinos e ovinos. A meta é fortalecer a agricultura familiar, gerar renda e diminuir a dependência externa. Paulistana tem um povo trabalhador e potencial produtivo para crescer.”, afirmou.

Para Pedro Vitor, presidente da Assoleite, a inauguração representa a realização de um sonho antigo dos produtores locais. “Hoje é um marco para nós. Temos um ponto de coleta, um parceiro comprador e apoio logístico. Isso significa segurança de venda e valorização do produto. A Associação também está fazendo compra coletiva de ração para melhorar a produção dos rebanhos, com apoio da Prefeitura. Mesmo em tempo de seca, seguimos produzindo e agora com muito mais expectativa para crescer.”

Rafael Carneiro, da empresa Laticínio Monte Santo, afirmou que a empresa vê no Vale do Itaim uma região estratégica para o crescimento do setor leiteiro. “Firmamos parceria com Paulistana porque acreditamos no potencial produtivo da região. Vamos comprar toda a produção dos produtores associados, garantindo mercado e preço justo. Mas nosso objetivo vai além: queremos instalar no futuro próximo uma unidade industrial aqui no território, gerando ainda mais emprego e fortalecendo a economia local. Eu não tenho dúvida de que o Vale do Itaim será, em pouco tempo, a maior bacia leiteira do Piauí.”

Com a unidade inaugurada, os produtores passam a ter um local adequado para guardar o leite com refrigeração, evitando perdas e garantindo qualidade no produto final. O caminhão do laticínio fará a coleta diária, escoando a produção para processamento em Teresina, enquanto a região se organiza para receber, em breve, mais investimentos na agroindustrialização.

Paulistana agora entra oficialmente na rota leiteira – ao lado de Acauã, Betânia do Piauí e Queimada Nova – fortalecendo sua economia rural e ampliando alternativas de renda no campo, especialmente para pequenos produtores familiares. A iniciativa é considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável do município.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Osvaldo da Abelha Branca, o vice-prefeito Rubmário Lima, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Marileide Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Zirlandio Melo, e outros vereadores, o secretário municipal de Agricultura, Lucas Brito, além de outros secretários municipais, e representantes de instituições parceiras, como Pedro Vitor, presidente da Assoleite; Antônio Neto, presidente da Asprolac de Acauã; Rafael Carneiro, representante do Laticínio Monte Santo; Juvaldir Luz e Joiciome, representantes da SADA; Mercês Dias, gestora do projeto de agronegócio do Sebrae na macrorregião de Picos; Francisca Nery, secretária de Agricultura de Betânia do Piauí; o médico veterinário Joaquim Bezerra; Vinícius Dias, diretor do IFPI; José Sérgio, representando a SAF; e o gerente do Banco do Nordeste em Paulistana, Alison Valente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.