Pular para o conteúdo principal

30 moradores, incluindo o prefeito, foram diagnosticados com ataxia de Friedreich em Acauã PI

 

A pequena cidade de Acauã, no Sul do Piauí, vive uma situação única no Brasil: 30 moradores, incluindo o prefeito, foram diagnosticados com ataxia de Friedreich, uma doença rara que compromete o sistema nervoso e provoca perda gradual dos movimentos. Sem cura, a condição já atinge 800 pessoas em todo o país e pode causar também problemas cardíacos, ósseos, diabetes e dificuldades na visão.

O medicamento que ajuda a controlar os sintomas custa mais de R$ 181 mil por caixa. Apesar de ter aprovação da Anvisa, ainda não é oferecido pelo SUS. Pacientes e familiares lutam para que o tratamento seja incorporado à rede pública, já que a maioria não tem condições de custear o remédio. A fabricante, Biogen Brasil, afirma que o preço segue critérios definidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED.

Em Acauã, os relatos mostram o impacto da doença. A dona de casa Eliene Barbosa conta que sentiu os primeiros sintomas na adolescência, mas só teve o diagnóstico confirmado na vida adulta. “Era difícil caminhar e correr. Sabia que havia casos na família, mas ninguém tinha coragem de falar”, lembra. O tratamento com fisioterapia, indicado para pacientes, ainda não está disponível no município.

Segundo especialistas, a alta incidência da doença na cidade tem explicação genética: como é recessiva, precisa que pai e mãe transmitam o gene para se manifestar. Casamentos entre parentes próximos em gerações passadas teriam ampliado os casos. O prefeito Reginaldo Rodrigues, também diagnosticado, afirma que sua experiência ajudou a população a identificar sintomas e buscar apoio médico. Mesmo assim, o município depende de ajuda estadual e federal para garantir atendimento completo aos moradores




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.