Pular para o conteúdo principal

Uma pitada de humildade é bom em todos os momentos, tanto quanto faz bem em tudo que fazemos


Uma pitada de humildade é bom em todos os momentos das nossas vidas, sejam eles bons ou ruins, tanto quanto faz bem em tudo que fazemos neste mundo.

A expressão que diz que o mar é maior porque soube se colocar abaixo dos rios para receber suas as aguas na verdade é uma metáfora para a ideia de que a grandeza do mar se deve à sua capacidade de receber e integrar diferentes fontes de água, como os rios.

Na realidade, a razão pela qual o mar é maior é muito mais complexa e envolve processos naturais, como a evaporação e a formação de geleiras, que equilibram a água que os rios despejam no mar. 

No entanto, é inegável que a referida metáfora não desperte em nós uma ideia melhor de ser humano, parafraseando inclusive, passagens bíblicas tais como: "quem quiser ser o maior que seja o menor e os derradeiros serão os primeiros" dentre outras tantas que não me convém citá-las agora. 

Neste momento de amostracionismo fútil e faz de contas atual a principal preocupação de muitos é a supeioridade absoluta, deixando de lado a essência a naturalidade o bom senso e principalmente a humildade. 

Alguém um dia perguntou

Você sabe por que o mar é tão grande, imenso e tão poderoso?

E respondeu

É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros
abaixo de todos os rios.
Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios,
não seria mar, mas sim uma ilha.
Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.

A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente o tempo todo.

Ao sentir vontade de escrever e postar esse simples texto hoje sábado 17 de maio, lembrei-me do que ensinou o mestre de Nazaré quando disse que os exaltados seriam  humilhados e que os humilhados seriam exaltados, e acrescentei, sejamos mais humildes para que o verdadeiramente MAIOR possa continuar sendo em nossas vidas para sempre o MELHOR. 

E se porventura alguém se questionar tipo assim. Porque será que ele escreveu esse texto hoje? _ Responda: porque não devemos deixar para compartilhar amanhã o que pensamos, refletimos e fomos alertados pela natureza das coisas, hoje.

Edição: G. Silva 

Comentários