Pular para o conteúdo principal

Complicou: Procon-SP alertou gestão de Bolsonaro sobre desvios no INSS em 2019

O Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) alertou o governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2019 para averiguar cerca de 16.000 descontos irregulares em aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de acordo com o Metrópoles. As queixas recebidas pelo órgão de defesa do consumidor estavam relacionadas a descontos ilegais aplicados pelo INSS desde 2017. Os números de 2017 para 2019 já mostravam um crescimento significativo, saltando de 2.269 para 7.564 casos....

Em razão dessa prática, a Fundação Procon-SP solicita à Senacon [Secretaria Nacional do Consumidor] e ao INSS a suspensão imediata da autorização concedida a todas as associações para avaliação dos problemas, correção das práticas irregulares, reavaliação dos critérios que balizam os termos de cooperação e convênio com associações civis para maior segurança e proteção dos consumidores, e ainda ação articulada para atendimento e reparação dos consumidores prejudicados”, afirmou a nota do Procon. De acordo com a PF (Polícia Federal), as organizações investigadas pelo envolvimento em fraudes contra aposentados conseguiram arrecadar R$ 6,5 bilhões por meio de cobranças indevidas de mensalidades desde 2019.  O escândalo de fraudes do INSS levou à demissão do presidente da entidade, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

RECLAMAÇÕES AO INSS SOB LULA E BOLSONARO As reclamações recebidas pela Ouvidoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) dispararam em 2022 e foram subindo no ano seguinte à medida que as fraudes dos descontos indevidos em aposentadorias se intensificavam. 

Dados compilados pelo Poder360 mostram que o pico de queixas classificadas como “reclamações” e “denúncias” pelo órgão foi em 2023, no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foram 220,3 mil registros naquele ano, alta de 1.190% na comparação com 2020, quando as fraudes eram menos volumosas. ]

De 2018 a 2021, as reclamações vinham num patamar médio de 20.000 registros. Subiram para 198,2 mil em 2022, no último ano da gestão de Jair Bolsonaro (PL). A alta ante 2021 foi de 221,5%. Essa tendência de reclamações perto de 200 mil se manteve quando o ex-presidente deixou o poder e permanece até agora, com Lula, quando os descontos indevidos explodiram.

As denúncias captadas pelo órgão de defesa do consumidor se referiam a descontos indevidos que tinham sido captados por unidades municipais e na estadual do órgão desde 2017. As estatísticas, naquela época, já indicavam um grande aumento ano a ano –passaram de 2.269 casos em 2017 para 7.564 em 2019, um aumento de 233%.

“Em razão dessa prática, a Fundação Procon-SP solicita à Senacon [Secretaria Nacional do Consumidor] e ao INSS a suspensão imediata da autorização concedida a todas as associações para avaliação dos problemas, correção das práticas irregulares, reavaliação dos critérios que balizam os termos de cooperação e convênio com associações civis para maior segurança e proteção dos consumidores, e ainda ação articulada para atendimento e reparação dos consumidores prejudicados”, afirmou nota do Procon. 

Na ocasião, foi identificado um crescimento muito grande entre os descontos feitos pelas entidades denunciadas, sendo que a soma de parte das analisadas passou de R$ 41,2 milhões, em 2017, para R$ 194,9 milhões, em 2018, e R$ 173,2 milhões no ano seguinte. Em março de 2024, o Metrópoles revelou que a arrecadou anual dessas entidades havia saltado para R$ 2 bilhões.

Entidades voltaram a operar

Embora algumas entidades tenham sido punidas, outras seguiram atuando impunemente, sem mudanças substanciais na fiscalização. Duas delas até voltariam a fazer descontos após mudar de nome, uma delas no governo Lula (PT) e a outra ainda no governo Bolsonaro (PL).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.