Pular para o conteúdo principal

Com presença de Janja, ministros de Lula e delegações de países africanos, Petrolina sedia etapa do II Diálogo Brasil-África

Na tarde desta quarta-feira (21), Petrolina foi palco de uma das etapas do 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. A comitiva formada por ministros, representantes de 44 países africanos e autoridades brasileiras visitou a sede da Embrapa Semiárido, no contexto de uma programação voltada ao intercâmbio de experiências em agricultura irrigada, fruticultura no semiárido e tecnologias para a convivência com a seca.

A programação integra a estratégia do Governo Federal de estreitar laços técnicos e econômicos com o continente africano. Apesar da relevância do evento, nenhum prefeito da região compareceu à visita. Questionada pelo programa Nossa Voz, a assessoria de comunicação da Embrapa informou que todos os convites partiram da equipe de cerimonial da Presidência da República.

Estiveram presentes o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; além da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

A comitiva foi recebida por lideranças como o superintendente regional da Codevasf, Edilázio Wanderley; o superintendente do Incra, José Cláudio; o reitor da Univasf, Télio Nobre Leite; o vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Felix; o vereador de Petrolina, Gilmar Santos; e o ex-deputado estadual, Odacy Amorim.

Durante a visita, o ministro André de Paula destacou a afinidade entre as condições climáticas do semiárido brasileiro e dos países africanos. “Estamos promovendo uma troca de experiências com realidades semelhantes. Os projetos de piscicultura, agricultura irrigada e produção de frutas que mostramos hoje podem perfeitamente ser adaptados aos países africanos”, afirmou.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, reforçou o papel da ciência na transformação da região. “A Embrapa Semiárido completa 50 anos em 2024. Neste período, desenvolvemos tecnologias como o sisteminha, cisternas e cultivares adaptadas. São soluções que não só ajudaram a mudar o Sertão, mas podem inspirar projetos similares na África.”

O ministro da Agricultura do Senegal, Mabouba Diagne, fez um discurso emocionado. “Presidente Lula, o senhor é mais do que o presidente do Brasil, é um líder do povo. O que vimos aqui foi inspirador: ciência e tecnologia alimentam mais do que máquinas. Levamos daqui exemplos valiosos que podem ser replicados no nosso continente”, afirmou, em nome de todos os representantes africanos presentes.

Para o ministro Carlos Fávaro, o intercâmbio representa uma oportunidade de ampliar as relações internacionais brasileiras com base na solidariedade e na complementaridade. “Queremos a troca. Não apenas vender ou mostrar o que temos, mas também aprender e adquirir o que os países africanos têm a oferecer.”

A primeira-dama Janja ressaltou o simbolismo do encontro no Vale do São Francisco. “É uma reconexão histórica e afetiva com a África. A Aliança Global contra a Fome lançada pelo presidente Lula no G20 tem ações concretas como essa aqui em Petrolina.”

A programação do Diálogo Brasil-África segue até a próxima sexta-feira (24), com visitas a unidades produtivas de fruticultura, projetos de piscicultura e painéis de debate técnico. Segundo Silvia Massruhá, está prevista ainda a vinda de 30 pesquisadores africanos ao Brasil, no segundo semestre de 2025, para intercâmbio em diferentes unidades da Embrapa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.