Pular para o conteúdo principal

Afrânio: mais bares e pequenos restaurantes do que clientes?

É verdade que não existe uma cidade no mundo com comprovadamente mais restaurantes e bares do que clientes. No entanto, algumas cidades, como São Paulo e Tóquio, são conhecidas pela alta densidade de restaurantes e são consideradas polos gastronômicos. Porém, fugindo da realidade alheia e vindo para a nossa, ou seja, saindo das grandes cidades do mundo para as pequenas, todavia ficando no mesmo assunto, Afrânio, em Pernambuco por exemplo, é uma das cidades pequenas que, apesar de não ser conhecida por sua cena gastronômica extensa, oferece uma variedade de opções de restaurantes e bares, especialmente na região central da cidade. 

No Pátio de eventos, em ruas do centro como a Cachoeira e Avenida Francisco Rodrigues, bem como nos postos de combustíveis e nas imediações da BR 407, que corta a cidade, fora os inúmeros estabelecimentos do mesmo ramo na zona rural e os Foods Parks e diversos deliverys, juntos todos os pontos formam um universo de opções dentro da mesma cidade. Entretanto, o que poderia parecer positivo por causa da liberdade de escolha dos clientes, por um lado, na verdade redunda é em algo muito negativo por outro. É que, as estatísticas mostram que em uma cidade onde os comércios que mais abrem são bares e pequenos restaurantes a economia da mesma notadamente não está andando nada bem.

Cidades com baixo poder de compra:

Em algumas cidades pequenas com baixo poder de compra, o consumo de bebidas e alimentação em bares pode ser uma das poucas alternativas de lazer e socialização, o que impulsiona o comércio de bares e restaurantes e infelizmente fomenta também o alcoolismo e práticas ruins para a saúde devido a falta de opção de lazer.

Razão pela qual é comum que em momentos de dificuldades econômicas em uma cidade, o setor de bares e restaurantes tende a ser um dos que mais se abre ou cresce. Isso ocorre por alguns motivos: 

Necessidade básica:

As pessoas, mesmo em momentos de crise, continuam a precisar de alimentação e, muitas vezes, buscam alternativas mais acessíveis e confortáveis para sair e socializar, como bares e restaurantes. 

Relativa facilidade de abertura:

Em comparação com outros tipos de comércio, como lojas de roupas ou eletrodomésticos, a abertura de um bar ou restaurante pode ser mais acessível, especialmente se for um estabelecimento pequeno ou com um conceito mais simples. 

Investimento menor:

O investimento inicial para abrir um bar ou restaurante pode ser menor do que o de outras áreas, como a indústria ou a construção. 

Oportunidade de gerar renda:

Em tempos de crise, muitos indivíduos buscam oportunidades de gerar renda extra, e a abertura de um bar ou restaurante pode ser uma das opções mais viáveis. 

No entanto, é importante ressaltar que, apesar de ser comum, o crescimento do setor de bares e restaurantes em momentos de crise também pode ser um indicador de que a economia da cidade está passando por dificuldades. Além disso, é importante considerar que o sucesso de um bar ou restaurante depende de diversos fatores, como a localização, a qualidade dos produtos, o atendimento e a concorrência.

Outro dia eu e uma amiga barman decidimos fazer um balanço rápido na tentativa de chegar a um número exato de bares e pequenos restaurantes na cidade, e nos surpreendemos quando sem muito esforço chegamos ao número de 20, aproximadamente, só dos que oferecem almoço praticamente todo dia na zona urbana, o que pode explicar mesas e cadeiras vazias na hora da principal refeição em determinados dias e ocasiões. 

Portanto, é fato que não existe uma cidade no mundo que tenha mais bares e pequenos restaurantes do que gente, mas em Afrânio no sertão do São Francisco se a economia não melhorar urgentemente e o setor continuar se fortacelendo pelo menos no quesito quantidade, como vem aconecendo, mais do que gente não, mas desconfio que poderá chegar o dia em que iremos nos destacar como a cidade que tem mais bares e pequenos comércios no ramo de comida, do que clientes. 


Editado por: Geraldo da Silva Sousa






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.