Há pelo menos dois dias chove em várias cidades do Piauí. Mesmo em pleno período mais quente do ano, o B-R-O BRÓ, a previsão de temporais se estende até o próximo dia 21. Segundo a meteorologia, pode cair até granizo.
"Temos dois sistemas que estão empurrando umidade para dentro do território piauiense. Uma frente fria se formou no litoral da Bahia e adentrou ao nosso estado pelo sul em baixos níveis da troposfera. Temos um outro sistema, que é um cavado (área de baixa pressão) que atrai também essa umidade. Somado a isso, as altas temperaturas que estávamos observamos, fez com que essa umidade subisse para as camadas médias e altas da troposfera, e respondesse em forma de chuvas, ventos, raios, inclusive, com possibilidade de queda de granizo até o dia 21", explica a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Ela cita que em cidades do extremo Sul do Piauí já teve início a estação pré-chuvosa. Nas últimas 24 horas, houve acumulado de chuva expressivo nas seguintes cidades: Floriano, Palmeirais, Cristino Castro, Uruçuí, Júlio Borges e Monsenhor Gil.
Além de amenizar a sensação de calor, as chuvas também diminuíram em mais de 95% os eventos de fogo no estado.
"Saímos de 352 eventos de fogo para 15. O impacto foi positivo, assim como será pra a questão da seca. Em setembro foi 100% de seca e a gente espere que melhore", destaca a climatologista
Comentários
Postar um comentário