Pular para o conteúdo principal

Dino anula reeleição antecipada de presidente da Assembleia de Pernambuco, desafeto de Raquel Lyra


A Procuradoria-Geral da República questionou a mudança feita pelos deputados que permitiu a antecipação em mais de um ano da votação para a presidência da Assembleia no segundo biênio

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a anulação, nesta terça-feira (22), a reeleição antecipada do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), para o biênio 2025/2026.

Dino atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ele mandou os deputados fazerem uma nova votação, cuja data deverá ser definida pela própria Assembleia, entre 1º de dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025, conforme a redação original do regimento interno da Casa.

Álvaro Porto foi reeleito para a presidência do Legislativo estadual em votação realizada em novembro de 2023, ou seja, mais de um ano e dois meses antes do início do novo mandato no cargo.

A antecipação da votação foi articulada pelo próprio deputado, uma semana antes da reeleição antecipada, e mexeu em dispositivo da Constituição estadual. Álvaro Porto é rompido politicamente com a governadora Raquel Lyra (PSDB), mesmo com ambos integrando o mesmo partido.

A Procuradoria-Geral da República questionou a mudança feita pelos deputados que permitiu a antecipação em mais de um ano da votação para a presidência da Assembleia no segundo biênio.

A mudança feita pelos deputados e questionada pela PGR permitiu a votação “entre 1º de novembro do primeiro ano da legislatura e 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura”.

Até novembro de 2023, a Constituição de Pernambuco dizia que a votação seria apenas a partir de 1º de dezembro do segundo ano da legislatura. Os deputados aprovaram uma emenda constitucional suprimindo a data para a realização do segundo biênio e, no mesmo mês, alteraram o regimento interno da Assembleia para permitir a antecipação da votação.

Dino atendeu pedido da PGR e declarou inconstitucional a mudança feita pelos deputados no regimento interno da Assembleia. Com isso, volta a valer a regra anterior, de que a votação para o segundo biênio aconteça entre os dias 1º de dezembro do segundo ano da Legislatura e 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data a ser designada pela Mesa Diretora.

As presidências dos Legislativos têm duração de dois anos, ou seja, o mandato de quatro anos dos legisladores é dividido em dois biênios para estabelecer o marco temporal de cada mandato.

Na decisão, Flávio Dino disse que “o Supremo Tribunal Federal tem posição consolidada de que os estados não possuem liberdade irrestrita para determinar qualquer forma de eleição para os cargos de direção dos seus parlamentos” e que “eles devem respeitar os limites impostos pelos princípios republicano e democrático”.

“A supressão do intervalo temporal entre as eleições para as Mesas das Assembleias Legislativas, além de ser uma prática inusitada do ponto de vista constitucional, elimina a oportunidade de avaliação do desempenho dos ocupantes atuais dos cargos e impede que o processo eleitoral reflita eventuais mudanças na vontade política dos parlamentares ou na composição das forças políticas dentro da Casa”, disse Dino.

O ministro ainda argumentou que a antecipação da eleição para a Mesa Diretora “é uma medida que diminui a chance de que outros grupos ou coalizões minoritárias possam disputar a liderança no segundo biênio, mesmo que o cenário político tenha se alterado”.

O ministro enviou o caso para apreciação do plenário do STF.

Entre os deputados estaduais a expectativa é de que Álvaro seja candidato na nova votação. Ele também é tido como favorito para ser reeleito. O tucano chegou à presidência da Assembleia em fevereiro de 2023 e afirma em declarações públicas desde então que quer uma Casa independente, o que desagrada o governo estadual.

Na ocasião, o governo interpretou a reeleição antecipada como um emparedamento feito pelo Legislativo sobre a governadora, que tinha uma relação tensa com a Assembleia. Ao longo de 2024, os ânimos se arrefeceram dos dois lados, mas a relação ainda não é plena.

Atualmente, Álvaro Porto é aliado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), cotado para ser candidato ao governo contra Raquel em 2026.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...