Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (22), mostrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL, tem 34%. Lula variou um ponto percentual para cima em relação ao levantamento realizado na primeira quinzena de maio, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. Bolsonaro caiu um ponto. Os demais pré-candidatos estão abaixo dos dois dígitos. Veja os resultados abaixo:
Acompanhe a cobertura das eleições 2022 na Gazeta do Povo
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 44% (+1 p.p)
Jair Bolsonaro (PL) - 34% (-1 p.p)
Ciro Gomes (PDT) - 6%
André Janones (Avante) - 2%
Simone Tebet (MDB) - 1%
Luciano Bivar (União Brasil) - 1%
Eymael (DC) - 1%
Felipe D'Ávila (Novo) - 0%
Marçal (Pros) - 0%
Leonardo Péricles (UP) - 0%
Sofia Manzano (PCB) - 0%
Vera Lúcia (PSTU) - 0%
Brancos e Nulos - 4%
Não sabem - 5%
Lula x Bolsonaro no 2º turno
O PoderData também perguntou aos eleitores entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula. A diferença entre os dois passou de dez pontos percentuais para 17, em relação ao levantamento realizado na quinzena anterior, divulgado em 8 de junho. Veja:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 52% (+2 p.p)
Jair Bolsonaro (PL) - 35% (-5 p.p)
Brancos e Nulos - 8%
Não sabem - 5%
Veja a evolução dos presidenciáveis nas pesquisas do PoderData
Desempenho de Bolsonaro é pior entre beneficiários do Auxílio Brasil
A pesquisa PoderData também mostrou que o presidente Jair Bolsonaro tem menor intenção de voto entre os eleitores que recebem o Auxílio Brasil, programa assistencial do governo federal. Entre eles (a empresa não informou o tamanho da amostragem neste recorte), Bolsonaro marcava 28%. Lula, em contrapartida, tinha 45% das intenções de voto; Ciro, 9%; Janones (Avante), 4%; Sofia Manzano (PCB), 2%; e Vera (PSTU), 1%.
A vantagem do petista é ainda maior entre as eleitoras e os moradores do nordeste. O ex-presidente estava com 49% das intenções de voto entre as mulheres, enquanto Bolsonaro estava com 26%. Entre os homens, havia uma empate técnico, com vantagem para o atual presidente: 43% contra 39%. No Nordeste, Lula marcava 58%, contra 25% de Bolsonaro. Nas demais regiões do país, ambos estava tecnicamente empatados.
Metodologia da pesquisa
O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3 mil eleitores em 302 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 19 e 21 de junho de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07003/2022.
Comentários
Postar um comentário