Pular para o conteúdo principal

Depois que o poder passar, as resposanbilidades das tentativas contra a democracia: ex-presidente boliviana Áñez é condenada a 10 anos de prisão por orquestrar golpe

 

Um tribunal boliviano considerou a ex-presidente Jeanine Áñez culpada nesta sexta-feira de orquestrar um golpe que a levou ao poder durante uma crise política de 2019. Ela foi condenada a 10 anos de prisão. Um ex-comandante militar e ex-general de polícia também foram condenados.

Áñez, 54, foi condenada por tomar “decisões contrárias à Constituição” e por “abuso do dever”.

A promotoria disse que Áñez, então senadora de direita, violou normas que garantem a ordem constitucional e democrática após as eleições presidenciais de 2019 na Bolívia. A defesa de Áñez disse que apelaria a órgãos internacionais para buscar justiça, e vários setores da oposição planejaram marchas para protestar contra a decisão.

A Bolívia está dividida sobre se um golpe ocorreu quando o então presidente Evo Morales renunciou em 2019, com Áñez ascendendo à presidência em meio a um vácuo de liderança deixado em seu rastro.

A saída de Morales seguiu-se a protestos em massa sobre uma eleição disputada na qual ele afirmou ter conquistado um controverso quarto mandato consecutivo. Áñez afirma que ela é inocente.

O caso contencioso expôs ainda mais as falhas em um país profundamente dividido, além de alimentar preocupações sobre o processo judicial na Bolívia.

“Estamos preocupados com a forma como este caso foi conduzido. E pedimos aos tribunais superiores que examinem como os procedimentos foram conduzidos”, disse Cesar Munoz, pesquisador sênior para as Américas da Human Rights Watch, em entrevista antes do veredicto.

Áñez não foi autorizada a comparecer ao julgamento pessoalmente, em vez disso, seguiu a audiência e participou da prisão. Ela está detida desde sua prisão em março de 2021 por acusações iniciais de terrorismo, sedição e conspiração.

Fonte: CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.