Pular para o conteúdo principal

Temporais voltam a atingir o Nordeste, com alerta na costa norte


Chuva continua nos próximos dias no Nordeste, com risco elevado para temporais no Maranhão, Piauí, Ceará e instabilidades no litoral leste.

A chuva deve continuar ao longo dos próximos dias em boa parte do Nordeste, com destaque para a faixa litorânea da região. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema responsável pela formação de nuvens carregadas, volta a se intensificar na costa norte, elevando o risco de temporais em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará.

Costa norte em alerta

Como podemos observar pelo mapa de risco, o litoral do Maranhão, Piauí e Ceará está em alerta, com áreas em vermelho no mapa. Mas boa parte da faixa central desses estados fica em atenção para chuva de moderada a forte intensidade também. O litoral do Rio Grande do Norte também está na rota das pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Para o litoral leste, o destaque segue para a frente fria estacionada no litoral da Bahia, favorecendo as constantes pancadas de chuva, além da circulação do mar para o continente, que estimula a chuva em outras áreas da costa leste com o litoral de Pernambuco.

Abril já tem volumes elevados em algumas cidades


Abril é, por natureza, um mês muito chuvoso na região Nordeste, principalmente na faixa norte. Isso ocorre devido à migração da Zona de Convergência Intertropical, que tende a permanecer mais tempo sobre a região nesta época do ano. O sistema é uma faixa de convergência dos ventos que favorece a formação de nuvens de chuva intensas.

Em Turiaçu, no Maranhão, o volume de chuva acumulado em abril já ultrapassou os 590 mm, bem acima da média histórica do mês, que é de 420 mm. Em Ilha Grande, no Piauí, o acumulado já chega a 188,4 mm, superando a média de 115 mm. Fortaleza também registra altos volumes: foram 313,8 mm até o dia 24, com a média histórica de abril na capital cearense sendo de 385 mm.

Capitais com maior previsão de chuva


Nos próximos dias, as capitais com previsão de maiores acumulados de chuva são São LuísSalvador, Fortaleza e Recife. A capital maranhense deve registrar cerca de 30 mm entre os dias 25 e 27 de abril, com chuvas persistentes e temperaturas mais amenas, entre 27°C e 28°C.

  Capital  Chuva Total Máxima
São Luís (MA)30 mm27°C a 28°C
Salvador (BA)20 mm30°C a 31°C
Fortaleza (CE)11 mm30°C
Recife (PE)16 mm31°C
Aracaju (SE)9 mm31°C (25/04)


Salvador também se destaca, com previsão de 20 mm nos dias 25 e 26. A combinação entre calor e umidade favorece pancadas de chuva principalmente no período da tarde. Fortaleza segue com previsão de 11 mm no dia 25, com tempo abafado e máxima na casa dos 30°C. Recife deve acumular cerca de 16 mm no mesmo período, com calor constante e possibilidade de pancadas a qualquer hora.

Calor domina o leste com pouca chuva


Outras capitais do Nordeste, como João Pessoa, Natal, Maceió e Teresina, devem continuar com tempo firme na maior parte do período. Apesar da presença de nuvens e de uma ou outra pancada isolada, a previsão é de baixos acumulados de chuva.

Em João Pessoa e Natal, o calor predomina, com máximas entre 31°C e 32°C. Maceió segue sem expectativa de chuva e com temperaturas elevadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.