Pular para o conteúdo principal

Como funciona o processo de escolha do novo papa; sete brasileiros podem votar no conclave

A escolha pelo próximo papa será definida num processo conhecido como conclave. Nesse ínterim, até 120 cardeais com menos de 80 anos se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher o novo papa por meio de uma votação. Durante todo o processo, eles ficam isolados do mundo exterior. 

Antes da votação, três cardeais são escolhidos para contar os votos e outros três para revisar o ritual. Para ser escolhido, um cardeal precisa ter pelo menos dois terços dos votos. Eles devem votar entre si, mas não podem votar nos seus próprios nomes.

No primeiro dia, os cardeais devem indicar os seus candidatos em uma cédula de papel. Caso nenhum deles obtenha dois terços dos votos, a votação é feita novamente no segundo dia. No total, até seis votações podem ser realizadas nesta etapa. Mesmo assim, caso não haja um consenso mínimo, os cardeais podem fazer até quatro pausas, com sete votações entre elas, para a escolha do novo papa. Por fim, se ainda houver discordâncias, os dois mais votados enfrentam uma disputa direta.

Quando o novo papa é escolhido, o anúncio é feito por meio da tradicional fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina. A fumaça preta indica que ainda não há um nome definido. Já a fumaça branca indica que os cardeais elegeram um novo papa.

Brasileiros no conclave

O único cardeal brasileiro que não poderá participar do processo é Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, de 87 anos. Até o momento, outros sete cardeais brasileiros estão na lista do Vaticano para participar do conclave.

  • Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos;
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos;
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos;
  • Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos;
  • Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos;
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos;
  • Sérgio da Rocha, primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.

Por mais que a sucessão do papa Francisco ainda seja incerta, diversos cardeais já despontam como possíveis candidatos ao papado. Entre os nomes mais cotados está o de Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, na França, conhecido por sua proximidade ideológica com Francisco, especialmente em temas como imigração. Outro possível sucessor é Peter Erdo, da Hungria, que representa uma linha mais conservadora. Mario Grech, de Malta, que atuou como secretário-geral do Sínodo dos Bispos, é outro forte candidato.

Os outros candidatos são Juan José Omella, da Espanha; Pietro Parolin, italiano e atual secretário de Estado do Vaticano; Luis Antonio Tagle, das Filipinas; Joseph Tobin, dos Estados Unidos; Peter Turkson, de Gana; e Matteo Maria Zuppi, da Itália.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.