Pular para o conteúdo principal

Relator do PEC, Marcelo Castro diz que reeleição é não é benéfica à administração pública

 

O senador Marcelo Castro (PT) afirmou que defende o fim da reeleição no Brasil e a mudança do tempo de mandato de quatro para cinco anos durante entrevista à TV Cidade Verde nesta terça-feira (15). Ele é relator da proposta de emenda constitucional (PEC) que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) desde a semana passada, mas foi retirada de pauta para passar por mais discussões antes de voltar ao plenário.

De acordo com Castro, desde que chegou ao Congresso Nacional, a proposta está incluída em suas metas como parlamentar, pois o sistema atual eleitoral prejudica a administração da máquina pública.

“Hoje há tesionamento que eu julgo excessivo, desnecessário e a prática tem demonstrado que isso não é benéfico à gestão pública”, expressa. E completa: “desde que cheguei ao Congresso Nacional, eu venho com esse propósito e trabalhando todos os anos para a gente por fim a reeleição, colocar o mandato de cinco anos”, fala.

O senador diz que as tomadas de decisões dos gestores são baseadas pensando no processo de reeleição. Como exemplo, Castro cita a escolha de um secretário de educação, afirmando que prefeitos deixam de escolher uma pessoa preparada para dar prioridade a outro que tem uma base eleitoral.

“O cidadão foi eleito prefeito, ele vai nomear o secretário de educação e tem como pretendente um professor reconhecido por toda comunidade científica, e tem outro que não tem esse dotes, mas que tem votos: qual o prefeito vai escolher? Aquele que é mais preparado, mas não tem voto ou o que não tem tanto preparo, mas tem voto”, questiona.

Além disso, para ele, o tempo de mandato de quatro anos também não é suficiente e influencia diretamente nessas escolhas, visto que as eleições proporcionais e majoritárias estão interligadas.

“Um prefeito eleito vai organizar o seu secretariado, aprender como é que gerencia e se inteirar dos problemas do município. Quando a gestão começa a funcionar já está de junho em diante. Ele no primeiro ano começa a administrar, chega no segundo ano já tem eleição de deputado estadual, federal, governador, senador e presidente da república. O prefeito tem que trabalhar para os seus candidatos terem mais votos, porque se tiver menos voto, já se descredencia para a reeleição”, pontua.

O senador reflete que esse esquema faz com que prefeitos e governadores percam o foco na administração e se dediquem à política. Com a mudança de mandato para cinco anos e o fim da reeleição, essa problemática teria um final.

“Ao invés da cabeça dele estar focada na gestão, está voltada todo tempo para a reeleição. Isso não faz bem para a gestão pública. Agora, imagine que fosse a situação que estamos propondo, um mandato de 5 anos sem direito à reeleição, esse conflito não existiria, com certeza o prefeito iria escolher aquele (candidato) que é mais dotado, que é mais preparado para o cargo, apesar de não ter votos”, pondera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.