Existe uma frase que diz: 'em uma geração de idiota o que falta é a interação com os inteligentes'. |
Conheci um senhora que surpreendia a todos que a ouvia pela eloquência e equilíbrio na fala. E todos ficavam mais surpresos ainda quando ela revelava que, por conta das dificuldades existentes na época, só havia cursado até a 7ª série do ensino fundamental. Inevitavelmente logo todos a questionava. Mas, então como você adiquiriu toda essa bagagem? _ E ela respondeu tipo assim: "humildemente convivendo, ouvindo e aprendendo com pessoas mais inteligentes do que eu. Passei a maior parte da minha vida trabalhando com letrados, magistrados, professores e pessoas estudiosas que se preocupavam em falar bem e buscar fundamento para tudo que falava, daí fui criando vontade de ser igual ou pelo menos de melhorar e não ser semelhante aos do meu convívio familiar que ficaram velhos copiando e repetindo grotescas arezias como um papagaio que fica caduco repetindo piadas de mau gosto só pelo prazer de ver lesos ao redor sorrirem, ainda que sem graça nenhuma.
Meus amigos estamos convivendo num mundo com adversidades, desafios e problemas incomuns, e isso está afetando seriamente a inteligência de jovens e adultos, e tudo isso desagua nas relações familiares, sociais e profissionais. E ainda estamos apenas no início da idiotização juvenil que se não tomarmos as providências necessárias, num futuro bem próximo essa coisa vai terminar influenciando até mesmo ditos adultos adeptos de super heróis, frases de efeitos e odiosos da ciência e do saber.
A percepção de que a juventude está sendo idiotizada, se baseia em diversos fatores sociais e culturais. A infantilização da sociedade, onde comportamentos infantis são valorizados como inovação contribui para essa visão. Além disso a falta de modelos promissores e de princípios futurosos geram um vazio que pode levar à superficialidade geral; uma verdadeira castátrofe em matéria de respeito, consideração e fundamentos sólidos para a vida.
A cultura de proteção excessiva e a busca pela segurança também resultaram em jovens menos preparados para os desafios impostos pelo mundo atual e, ao mesmo tempo fragilizaram a identidade juvenil fomentando a imaturidade de tal maneira que o pai cuidadoso e responsável hoje se tornou tóxico, controlador e retrógrado.
Um dia desses quase me emocionei ao ouvir um palestrante abordar esse assunto me fazendo lembrar do que ouvir da boca de umas crianças que estavam sentadas conversando em uma calçada ao lado de onde eu e um amigo estávamos e comecei a refletir sobre o futuro das novas gerações a medida em que uma pergunta dentro de mim insistentemente martelava.
O que esperar do futuro de nossas crianças se urgentemente não agirmos contra essa cartilha moderna do modelo pronto e artificial de ser feliz?
Aquele palestrante dizia: cara, eu não sei onde essa juventude está com a cabeça - dar a maior moral para amigos e fala com a mãe dentro de casa de qualquer jeito, mas ainda depende do arroz e do feijão do seu pai e da sua mãe para sobreviver, mas o legal é o cara da rua. E continuou: a mãe manda arrumar o quarto e o filho ou a filha desobedece assim friamente, na lata, mas alguém na internet que ele nunca viu na vida, manda ele chupar desodorante e ele faz até morrer. Esse nível de imbecilidade está matando nossas crianças, senhores pais. Pergunto. Conselho de pai faz mal? _ Então, porque que quando o pai manda o filho hoje tomar um banho, ele sai resmungando, não o obedece e ainda sai espalhando para a rua inteira que o pai é tóxico, controlador e etc? _ Mas vem um estranho da internet e manda ele fazer coisas absurdas como até se mutilar e ele pianinho o obedece. Cara, esses nossos gurís metidos a entendedores de tudo, não conhecem sequer uma vírgula do lado escuro dessa vida não, E é você, sou eu, somos nós que temos, pela obrigação de pais que ensiná-los no caminho em que deverão andar para que eles possam seguir preparados contras as astutas ciladas deste mundo mal.
Obs: Cuidado com esse espírito fingido de moderno, mas que na verdade é um agente oculto influenciador da desconexão do mundo real, que está destruindo os nossos filhos debaixo do nosso nariz e nós não estamos percebendo. Cuidado!
Locutor
GSilva
Comentários
Postar um comentário