Pular para o conteúdo principal

Aumento de suicídios na região de Picos chama atenção e acende alerta de saúde pública

Um fato social que tem chamado atenção na região de Picos é o aumento de suicídios nos dois primeiros meses de 2025. Segundo levantamento realizado junto a órgão de segurança pública, pelo menos 11 pessoas tiraram a própria vida de janeiro à 20 de fevereiro deste ano.

Os dados se tornam ainda mais alarmantes, quando num período de 48 horas, cinco pessoas cometeram suicídio. Este cenário acende sinal de alerta para ações de conscientização e políticas voltadas para esta problemática.

O psicólogo, Anderson Meireles, explicou que a sociedade precisa estar mais atenta a sinais de comportamento social, discurso de fala, em que uma pessoa pode indicar estar passando por sofrimento emocional e se mostra desesperançosa na vida.

“Realmente precisamos reconhecer os sinais de alerta no outro. Um exemplo, aquela pessoa que sempre gostou muito de sair, se divertir, ir para o futebol e se isolar já é um sinal de alerta. Observar também o discurso da pessoa, frases como [Eu não aguento mais…, Eu sou um peso…, não deve ser ignorada] que são palavras que remetem a falta de esperança”, explicou.

Anderson Meireles ainda reforça que na verificação de sinais de alerta, é necessário acolhimento, evitar julgamentos e buscar ajuda profissional.

“Precisamos nos aproximar, acolher, mas tendo a consciência de que não somos o terapeuta dela, nem o psiquiatra. O acolhimento não deve ser julgador, aconselhar sobre procurar ajuda profissional, não deixa-la sozinha, ter cuidados para que a pessoa não encontre meios de tirar a própria vida”, finalizou.

A escuta profissional e o tratamento adequado são instrumentos poderosos que podem salvar vidas.

Contato para ajuda:

CVV (Centro de Valorização da Vida) – Ligue 188

Plantão Psicológico Cliníca R.Sá – 3422-7390

Minutos pela Vida: (86) 99442-5010

Fonte: Paula Monize / CidadeVerde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.