Pular para o conteúdo principal

Governo suspende contrato com ONG por suspeita de irregularidades na distribuição de quentinhas em Pernambuco


O governo Lula, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, suspendeu a execução do termo de colaboração com o Programa Cozinha Solidária de quatro entidades até finalização da fiscalização em andamento. Na última terça-feira (11), deputados de oposição levaram quentinhas vazias para a tribuna da Câmara e protestaram contra suposto esquema de corrupção envolvendo organizações não governamentais (ONGs) “fantasmas” contratadas no programa.

As entidades que tiveram o termo suspenso pelo Ministério são o Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar (Mover Helipa), Associação da Juventude Camponesa Nordestina Terra Livre, Associação Plenitude do Amor (APA) e Associação Filantrópica Casa de Apoio Social (RNA).

Além disso, o Ministério disse que está fazendo desde o começo de janeiro deste ano a atualização cadastral das cozinhas solidárias e já conta com 754 cozinhas com informações atualizadas. Também está reforçando a orientação junto às entidades gestoras do Programa quanto ao processo de prestação de contas e a avaliação da fase inicial de execução dos termos de colaboração do Programa.

Segundo a investigação, ONGs responsáveis pela produção e distribuição das refeições não estariam cumprindo suas funções, e os endereços informados ao governo não seriam os locais onde é produzido ou de entrega das “quentinhas”. Parlamentares de oposição apresentaram dois requerimentos na Câmara exigindo informações do MDS e do ministro Welligton Dias.

“O MDS reitera que, constatada qualquer irregularidade quanto ao cumprimento do objeto pactuado e quanto à boa e regular utilização dos recursos públicos, as devidas medidas saneadoras serão adotadas, o que pode incluir glosa e pedido de devolução de recursos à União, bem como inabilitação das cozinhas junto ao Programa”, diz o comunicado da pasta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.