Pular para o conteúdo principal

Inmet divulgou a previsão do tempo para o mês de março em todo o país

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o prognóstico climático para março de 2025.

O relatório aponta padrões de chuvas heterogêneas pelo país, com volumes significativos no Norte e riscos de redução de umidade em áreas agrícolas do Centro-Oeste e Sul.

As temperaturas também devem ficar acima da média histórica em grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Chuvas dividem o país

Região Norte

O norte do Maranhão terá chuvas acima da média, enquanto o restante da região, incluindo o nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas, enfrentará volumes inferiores a 160 mm. No centro-leste da Bahia, a redução de chuvas pode diminuir a umidade do solo, embora condições de tempo aberto facilitem a colheita.

Centro-Oeste e Sudeste

Chuvas mal distribuídas dominam a previsão, com acumulados abaixo de 160 mm na maior parte dessas regiões. Destaque para o nordeste e sudoeste do Mato Grosso, onde os volumes podem superar 250 mm, potencialmente atrapalhando operações de colheita. A umidade do solo, no entanto, ainda será suficiente para cultivos em fase de enchimento de grãos.

A previsão indica chuvas entre a média e acima da média, com acumulados que podem ultrapassar 300 mm, exceto em Tocantins e Rondônia, onde os volumes ficarão abaixo do esperado. Segundo o Inmet, as precipitações regulares favorecerão cultivos de primeira e segunda safras, especialmente em áreas de produção agrícola.

Nordeste

O norte do Maranhão terá chuvas acima da média, enquanto o restante da região, incluindo o nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas, enfrentará volumes inferiores a 160 mm. No centro-leste da Bahia, a redução de chuvas pode diminuir a umidade do solo, embora condições de tempo aberto facilitem a colheita.

Região Sul

Predomínio de chuvas próximas ou abaixo da média, com exceção do norte do Rio Grande do Sul e faixa central de Santa Catarina, onde os acumulados podem ultrapassar 130 mm. No oeste do RS e do Paraná, a redução da umidade do solo preocupa, especialmente para lavouras tardias.

Temperaturas em alta

O Inmet alerta para temperaturas acima da média em:

  • Sudeste, Centro-Oeste e Sul: Termômetros podem marcar mais de 24°C, com possíveis impactos no estresse hídrico de cultivos.
  • Interior do Nordeste: Calor acima do padrão histórico.

Áreas do Norte, leste do Nordeste e partes do Mato Grosso terão temperaturas mais amenas, alinhadas à média climatológica.


Impactos nas lavouras

O relatório destaca riscos e oportunidades para a agricultura:

  • Norte e Norte do Nordeste: Chuvas regulares favorecem desenvolvimento de cultivos.
  • Centro-Oeste: Chuvas concentradas no MT podem atrasar colheitas, mas condições gerais são favoráveis para o plantio do milho segunda safra.
  • Sul: Redução de chuvas exigirá monitoramento de lavouras tardias, enquanto áreas com precipitações adequadas seguem em bom desenvolvimento.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!