Pular para o conteúdo principal

Inmet divulgou a previsão do tempo para o mês de março em todo o país

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o prognóstico climático para março de 2025.

O relatório aponta padrões de chuvas heterogêneas pelo país, com volumes significativos no Norte e riscos de redução de umidade em áreas agrícolas do Centro-Oeste e Sul.

As temperaturas também devem ficar acima da média histórica em grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Chuvas dividem o país

Região Norte

O norte do Maranhão terá chuvas acima da média, enquanto o restante da região, incluindo o nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas, enfrentará volumes inferiores a 160 mm. No centro-leste da Bahia, a redução de chuvas pode diminuir a umidade do solo, embora condições de tempo aberto facilitem a colheita.

Centro-Oeste e Sudeste

Chuvas mal distribuídas dominam a previsão, com acumulados abaixo de 160 mm na maior parte dessas regiões. Destaque para o nordeste e sudoeste do Mato Grosso, onde os volumes podem superar 250 mm, potencialmente atrapalhando operações de colheita. A umidade do solo, no entanto, ainda será suficiente para cultivos em fase de enchimento de grãos.

A previsão indica chuvas entre a média e acima da média, com acumulados que podem ultrapassar 300 mm, exceto em Tocantins e Rondônia, onde os volumes ficarão abaixo do esperado. Segundo o Inmet, as precipitações regulares favorecerão cultivos de primeira e segunda safras, especialmente em áreas de produção agrícola.

Nordeste

O norte do Maranhão terá chuvas acima da média, enquanto o restante da região, incluindo o nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas, enfrentará volumes inferiores a 160 mm. No centro-leste da Bahia, a redução de chuvas pode diminuir a umidade do solo, embora condições de tempo aberto facilitem a colheita.

Região Sul

Predomínio de chuvas próximas ou abaixo da média, com exceção do norte do Rio Grande do Sul e faixa central de Santa Catarina, onde os acumulados podem ultrapassar 130 mm. No oeste do RS e do Paraná, a redução da umidade do solo preocupa, especialmente para lavouras tardias.

Temperaturas em alta

O Inmet alerta para temperaturas acima da média em:

  • Sudeste, Centro-Oeste e Sul: Termômetros podem marcar mais de 24°C, com possíveis impactos no estresse hídrico de cultivos.
  • Interior do Nordeste: Calor acima do padrão histórico.

Áreas do Norte, leste do Nordeste e partes do Mato Grosso terão temperaturas mais amenas, alinhadas à média climatológica.


Impactos nas lavouras

O relatório destaca riscos e oportunidades para a agricultura:

  • Norte e Norte do Nordeste: Chuvas regulares favorecem desenvolvimento de cultivos.
  • Centro-Oeste: Chuvas concentradas no MT podem atrasar colheitas, mas condições gerais são favoráveis para o plantio do milho segunda safra.
  • Sul: Redução de chuvas exigirá monitoramento de lavouras tardias, enquanto áreas com precipitações adequadas seguem em bom desenvolvimento.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.