Pular para o conteúdo principal

O primeiro carão de Lula em Janja

 


O primeiro carão de Lula em Janja

Janja da Silva, primeira-dama do País, se envolveu em um episódio polêmico, sábado passado, ao xingar Elon Musk durante um evento sobre combate à desinformação. Enquanto falava, ela foi interrompida pelo som de um navio buzinando ao fundo e, brincando, disse: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you (Vá se fuder), Elon Musk.

A declaração gerou grande repercussão nas redes sociais, e Musk respondeu no X, afirmando que o presidente Lula “vai perder a próxima eleição”. Dono do X e homem mais rico do mundo, o bilionário Elon Musk fará parte do futuro governo americano sob a presidência de Donald Trump, de quem foi doador de campanha. Trump já anunciou que Musk será o chefe de seu Departamento de Eficiência Governamental, a ser criado no seu mandato.

Os departamentos, nos EUA, têm o status dos ministérios no Brasil. No mesmo evento, pouco tempo depois, o presidente Lula deu o primeiro carão em público na sua dama de ouro. Afirmou, durante o festival do G20 no Rio, que, na campanha pela Aliança Global Contra a Fome, não é necessário ofender ou xingar ninguém. Sua fala ocorreu algumas horas após a esposa, Janja da Silva, se envolver em uma polêmica ao xingar o empresário Elon Musk, dono do X.

“Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade, indignar as pessoas que conquistaram o direito de comer, que a gente tem que trazer junto essas pessoas que não têm para comer”, disse Lula.

CONSTRANGIMENTO – Em meio a um dos eventos ligados ao G20, no Rio de Janeiro, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, se incomodou com a resposta de uma mulher da plateia que chamou o festival de música que ela ajudou a promover de “Janjapalooza”. Após o comentário, Janja corrigiu a participante e disse que a iniciativa se chama Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza. “Não, filha, é Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Vamos ver se consegue entender a mensagem, tá?”, respondeu a primeira-dama à mulher.

A reação inteligente de Musk – O empresário americano Elon Musk reagiu de imediato a declaração ofensiva que a primeira-dama brasileira, Janja Silva, fez contra ele durante um painel do G20 Social. Foi na mosca, certeiro, o que a irritou profundamente e também ao presidente Lula, que não alimentou a polêmica: “Eles vão perder a próxima eleição”, disse Musk, ao responder no X a um vídeo com o registro da fala da socióloga.

Problema diplomático – Políticos da oposição também foram às redes sociais para repudiar a atitude desrespeitosa da primeira-dama. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou um print da resposta de Musk e afirmou que “temos mais um problema diplomático”. O deputado federal Marcel van Hatten (Novo-RS) disse que protocolou junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara um pedido de convocação do chanceler Mauro Vieira. Segundo ele, o ministro deve prestar esclarecimentos sobre “os impactos diplomáticos da declaração ‘cheia de classe’ e irresponsável de Janja”.

Sem postura e sem nível – A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) definiu a atitude da socióloga como “inaceitável, inacreditável e vergonhosa”. “O Itamaraty ainda não entendeu que a atual primeira-dama do Brasil não tem nenhuma condição intelectual ou postura para participar de eventos internacionais?”, disse. Nikolas Ferreira, deputado federal pelo PL de Minas Gerais, publicou, em inglês, a seguinte mensagem: “Janja da Silva, mulher de Lula, acabou de dizer ‘F*, Elon Musk, durante o painel social do G20. Esta é a esquerda ‘tolerante.

Passou do ponto – De acordo com o site Metrópoles, ministros e diplomatas brasileiros criticaram, nos bastidores, o ataque de Janja Silva contra Elon Musk, que foi um dos principais aliados de Donald Trump na corrida presidencial americana e vai assumir um cargo no governo dos EUA. Alguns chefes do primeiro escalão do governo concordaram que a primeira-dama “passou do ponto” dessa vez. Já integrantes do Itamaraty afirmaram que a fala foi “desnecessária” e pode prejudicar a relação, já desgastada, entre Lula e Donald Trump.

CURTAS

EMBARAÇO – “Uma primeira-dama que muito fala em público pode causar embaraços a quem governa. Janja criou mais um, ontem, ao mandar se foder Elon Musk (‘fuck you’), o atual queridinho de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos”, escreveu em sua coluna no site Metrópoles o jornalista Ricardo Noblat.

TIRO NO PÉ – “Não interessa ao Brasil abrir uma frente de tensão com o novo governo norte-americano. Lula foi um dos primeiros chefes de Estado a parabenizar Trump por sua eleição. Diplomatas consideram que a fala de Janja foi um tiro no pé – não no dela, mas no de Lula”, completou Noblat.

TREINAMENTO – Grande parte dos prefeitos eleitos de Pernambuco chega a Brasília, hoje, para um treinamento de dois dias na Confederação Nacional dos Municípios (CNM). São orientações sobre procedimentos dos órgãos de controle. Também irão tomar conhecimento das lutas da CNM pelos municípios nas recentes marchas a Brasília.

Perguntar não ofende: O Brasil já teve uma primeira-dama de nível tão rasteiro?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário de uma espresa de internet em Afrânio cai de uma determinada altura após sofrer uma descarga elétrica

Um funcionário da interage provedor de internet passou por um susto grande nesta segunda feira 28 de outubro no bairro Zé Ramos em Afrânio PE. Rodrigo estava iniciando o procedimento de instalação de internet em uma residência no bairro José Ramos na cidade de Afrânio, como costumeiramente sempre fez, no entanto o que ele não esperava era sofrer uma descarga elétrica enquanto ainda subia sem colocar o cinto por uma escada para iniciar o procedimento padrão.  Segundo informações de populares o funcionário da Interage quando recebeu o choque ficou um pouco preso a corrente elétrica e em seguida ao ser arremessado caiu de pé na calçada de uma residência tomando um baita de um susto. Em seguida Rodrigo foi conduzido para o hospital da cidade em uma ambulância do município para ser submetido a análise médica com o objetivo de identificar possíveis danos causados tanto pela descarga elétrica quanto pela queda, já que por ter caìdo em pé de uma determinada altura poderia ter fraturado um dos

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.