Pular para o conteúdo principal

Petrolina pode ser pioneira na produção e uso da cannabis medicinal, crê especialista


Foto: Gabriel dos Anjos

O sinal verde dado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), na semana passada, autorizando por unanimidade o plantio, cultivo e comercialização do cânhamo industrial pode fazer de Petrolina um município pioneiro para beneficiar pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O cânhamo é uma variedade de Cannabis Sativa L – a maconha – com altos teores de Canabidiol e baixos teores de Tetrahidrocanabinol (THC). Ou seja: não tem propriedades alucinógenas e pode ser destinado tanto na área médica (para o tratamento de doenças como epilepsia, Alzheimer, autismo entre outras), como na área industrial (para a produção de papel, tecidos, concreto ou crédito de carbono).

Quem está à frente dessa luta pelo uso da cannabis para fins medicinais é a farmacêutica e CEO da DNA Soluções em Biotecnologia, Dra.Kiara Carolina Cardoso. Isso porque a decisão do STJ permitirá que sua empresa – quem tem sede em Curitiba, mas já está com filial em Petrolina – possa iniciar o plantio do cânhamo.

Debruçando-se há quase dez anos sobre o tema, Dra.Kiara transformou-se numa referência relacionada ao avanço da biotecnologia aplicada à cannabis medicinal. Esse esforço partiu de um drama pessoal, após ter sido diagnosticada com um tumor cístico cerebral em 2018. Seu tratamento foi à base do cânhamo. Ela, inclusive, foi a primeira paciente no Paraná a ser autorizada pela justiça a cultivar a planta para este fim. “Como sou farmacêutica, tenho mestrado, doutorado e estou agora fazendo pós-doutorado, na área de produção de medicamentos e também na área de plantas, eu pude pesquisar a cannabis e o cânhamo. A partir daí surgiu a ideia de entrar com o processo que resultou na aprovação (pelo STJ)”, explicou.

Só benefícios

Dra.Kiara só vê benefícios a partir da decisão histórica da justiça sobre a cannabis medicinal. Primeiro, porque quando a produção do cânhamo for iniciada no país – o que deve acontecer num prazo de seis meses – os custos para o governo irão diminuir sensivelmente, já que o medicamento será 100% nacional. Atualmente todos os medicamentos naturais com canabidiol em sua essência usam matéria-prima importada. Isso aumenta os custos para os pacientes e ainda geram receita aos países exportadores dessa matéria-prima. Agora, essa realidade deve mudar brevemente.

Além disso, ressalta a especialista, a demanda do SUS tende a ser agilizada quando a produção da cannabis para fins medicinais começar no país.

Nesse contexto, ela acredita que Petrolina tem tudo para ser uma cidade pioneira no tratamento contra doenças utilizando o cânhamo. “Por eu estar no Estado de Pernambuco, morando na cidade de Petrolina, acredito que nós temos o melhor bioma para produzir o cânhamo medicinal. A gente entende que o Estado tem uma oportunidade muito grande de se tornar referência na produção do medicamento”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...