Após semanas sufocantes de calor intenso, a chuva finalmente chegou ao Sertão de Pernambuco, trazendo alívio para a população e esperança para os agricultores de Afrânio e região.
A mudança no clima foi recebida com entusiasmo, especialmente pelas comunidades rurais, que aguardavam ansiosas por esse momento de melhoramento do pasto para os animais e esperança de todos os afligidos por um dos maiores períodos de estiagem das últimas décadas.
Os agricultores comemoram o retorno da chuva por surgir com a sua volta uma nova oportunidade para recuperação do verde vivo da mata, após um longo período de estiagem, enquanto que a população da sede parece ficar mais feliz do que o homem do campo por estar vivendo no atual cenário uma situação mais crítica ainda na cidade com duas faltas de água, a que vem das núvens e a que deveria nunca ter faltado nas torneiras.
Recentemente o GSilva Independent fez uma reportagem mostrando a realidade de alguns açudes e barragens da região que repercutiu bastante causando emoćão e tristeza nos filhos da terra do doce, onde muitos já pensavam em procurar alternativas fora do municipio para fugir do sofrimento causado pela longa estiagem, assim como já aconteceu em décadas anteriores. Agora com a chuva de volta, o sertanejo que como disse Euclides da Cunha é antes de tudo um forte, volta a sonhar com dias melhores ao vislumbrar a partir de agora novos horizontes indicando uma nova realidade.
Assim sendo, parece-me que as últimas previsões de chuvas de moderadas a fortes para o município, que já estavam sendo criticadas pelos mais pessimistas, começaram a se cumprir gerando otimismo e esperança nos corações valentes sertanejos de marca forte, do tipo, genuinamente nordestino.
Reportagem GSilva
Comentários
Postar um comentário