Pular para o conteúdo principal

Doença silenciosa e sem cura, glaucoma já atinge 1 milhão de brasileiros

 

Principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma doença silenciosa e sem cura. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, até 2020, a estimativa é de que 80 milhões de pessoas sofram pelo glaucoma. No Brasil, o problema abrange cerca de um milhão de pessoas, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG).

O combate ao glaucoma se torna ainda mais importante neste mês de maio, que é dedicado à prevenção contra a cegueira causada pela doença. O dia 26 de maio, inclusive, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data é garantida por lei no Brasil, oficialmente instituída a partir da Lei nº 10.456, de 13 de maio de 2002.

A oftalmologista Hayana Rangel, do Hospital de Olhos Santa Luzia, destaca a importância da campanha. “Por ser em geral uma doença silenciosa, sem muitos sintomas nas fases iniciais, a pessoa só descobre ser portadora de glaucoma após procurar o oftalmologista. Isso porque consulta de rotina, avalia-se a pressão ocular e possíveis alterações na retina e nervo óptico”, explica.

O glaucoma é uma doença que causa aumento da pressão ocular e afeta o nervo óptico. Apesar de não ter cura, é possível tratar a doença. “Existem várias modalidades de tratamento. A escolha de qual utilizar para cada indivíduo é baseada na fase e no tipo de glaucoma, doenças associadas, expectativa de vida e cotidiano do paciente. Há desde tratamento com colírios, laser e cirurgias. Todo tratamento é individualizado”, afirma a médica.

A oftalmologista acredita inclusive que a pandemia terá impacto no aumento de casos de glaucoma, apesar de ainda não existirem estudos confirmando a hipótese. “Dados científicos ainda são escassos, mas na rotina do consultório, vários pacientes deixaram de procurar a ajuda do médico oftalmologista; tanto para o diagnóstico precoce do glaucoma quanto para o acompanhamento do controle da doença”, argumenta.

Sintomas

Em geral, o indivíduo portador de glaucoma não apresenta sintomas nas fases iniciais. Mas conforme a doença evolui, há perda do campo visual periférico e se não diagnosticado e tratado corretamente, esta perda pode ser de todo campo. Em alguns tipos de glaucoma, os sintomas como dor ocular, cefaléia, olhos vermelhos e desconforto podem aparecer.

Tipos de Glaucoma

• Glaucoma de ângulo aberto:
Também conhecido como Glaucoma Crônico, é o mais comum em adultos, sendo responsável por cerca de 80% dos casos. Nesse tipo, o aumento da pressão intraocular é progressiva e assintomática em estágios iniciais, sendo necessário o diagnóstico precoce pelo médico oftalmologista.

• Glaucoma neovascular:
Glaucoma de evolução rápida, que apresenta pressão intraocular muito elevada. Seu surgimento está associado a outras doenças, como a diabetes que provoca lesões na retina que, se não forem tratadas com rapidez, provocam este tipo de glaucoma.

• Glaucoma congênito:
Uma das principais causas de perda de visão infantil e juvenil, o Glaucoma congênito pode ser rapidamente diagnosticado, já que pode apresentar sinais típicos, como: aumento do globo ocular com a córnea aumentada e turva, além de outros sintomas como: olhos vermelhos, olhos lacrimejantes e fotofobia (sensibilidade à luz).

•Crise de fechamento angular (antigamente nomeado de “glaucoma agudo”):
Quando o sistema de drenagem do olho possui alguma obstrução mecânica, damos o nome de crise de fechamento angular. É uma emergência clínica que precisa ser prontamente tratada. Caso o tratamento seja postergado pode evoluir para glaucoma de ângulo fechado com chance de perda irreversível da visão.

Fatores de risco

O glaucoma pode acometer qualquer faixa etária, desde bebês com o glaucoma congênito; adolescentes com o glaucoma juvenil e os adultos e idosos com vários outros tipos da doença.

Mas algumas situações aumentam o risco de desenvolver a doença, como: pressão ocular alta, espessura da córnea fina, história familiar de glaucoma, usuário crônico de corticoide, episódios de inflamação ocular, idade acima dos 40 anos e diabetes mellitus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para quem tava achando sem sal o ano eleitoral em Afrânio um tempero a mais na disputa está vindo ai

Conhecido em Afrânio por Salga Pele ,  já que o mesmo compra e vende couro de animais, o vereador do município Lélio Ramos teve seu nome no auge dos comentários nos últimos dias na cidade.  Aliado político do ex-deputado Adalberto , e dono de um estilo peculiar, o homem que tem uma empresa cuja atividade inclui salgar couros de animais pode também dar um sabor a mais na disputa eleitoral em Afrânio este ano.  A expectativa dos " bocas pretas " na cidade e no interior agora é pelo anúncio oficial com a confirmação do nome do Salga Pele que certamente vai botar um tempero a mais em uma pré campanha que até agora vinha sendo vista por muitos do município como uma comida indigesta e sem sal.

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.