Pular para o conteúdo principal

Caso policial penal: “Colhemos diversos indícios de materialidade e autoria”, declara delegada da Mulher de Picos


A delegada Robiane Nunes, responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12), falou sobre o caso do policial penal que foi preso na tarde de ontem (11), durante seu plantão na Penitenciária Feminina de Picos, suspeito de estuprar e torturar detentas daquela unidade prisional.

Segundo a delegada, a investigação iniciou em agosto do ano passado, quando, poucos dias após assumir a Deam, uma egressa do sistema prisional procurou-a com um boletim de ocorrência em mãos, informando ter sofrido violência dentro da penitenciária pelo agente penal J.P.O.

“A vítima procurou a Deam e mostrou o B.O. noticiando os fatos e dizendo que ela própria teria sido vítima do crime de abuso sexual, de estupro. A delegacia instaurou processo para investigar se havia mais vítimas. A princípio identificamos quatro vítimas de estupro e tortura, mas o número pode aumentar durante a instrução processual”, informou a delegada.

Rebatendo a informação do diretor-presidente da Agepen-PI, Marcos Paulo Furtado, a delegada declarou que não há outra linha de investigação, como por exemplo retaliação.

“Colhemos diversos indícios de materialidade e de autoria. Foram essas provas que deram base para o judiciário conceder a preventiva dele. Existe nos autos diversas diligências que foram feitas durante esses dez meses de investigação e que demonstram que os fatos ocorreram como as vítimas relataram em seus depoimentos”, disse.

Robiane Nunes informou ainda que, mesmo após ter sido chamado para depor – e ter negado as acusações –, o policial penal continuou as torturas às detentas. “Inclusive, foi essa conduta dele de continuar praticando esses crimes que embasaram a medida de prisão preventiva e afastamento das atividades, caso seja posto em liberdade”.

Segundo ela, além do estupro, as torturas iam de isolamento social à aplicação de spray com pimenta. O policial também é suspeito de ameaçar as detentas. “Depois que foi interrogado, ameaçou que caso fosse preso, elas iriam sofrer as consequências”.

O agente penal se encontra detido na Central de Flagrantes, onde aguarda a audiência de custódia e, em seguida, permanecendo preso, segue para penitenciária masculina. Robiane Nunes declarou ainda que a direção do local tinha conhecimento dos crimes desde 2020, quando iniciaram.

Caso o policial penal seja condenado, as penas dos crimes, quando somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.