Pular para o conteúdo principal

Caso policial penal: “Colhemos diversos indícios de materialidade e autoria”, declara delegada da Mulher de Picos


A delegada Robiane Nunes, responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12), falou sobre o caso do policial penal que foi preso na tarde de ontem (11), durante seu plantão na Penitenciária Feminina de Picos, suspeito de estuprar e torturar detentas daquela unidade prisional.

Segundo a delegada, a investigação iniciou em agosto do ano passado, quando, poucos dias após assumir a Deam, uma egressa do sistema prisional procurou-a com um boletim de ocorrência em mãos, informando ter sofrido violência dentro da penitenciária pelo agente penal J.P.O.

“A vítima procurou a Deam e mostrou o B.O. noticiando os fatos e dizendo que ela própria teria sido vítima do crime de abuso sexual, de estupro. A delegacia instaurou processo para investigar se havia mais vítimas. A princípio identificamos quatro vítimas de estupro e tortura, mas o número pode aumentar durante a instrução processual”, informou a delegada.

Rebatendo a informação do diretor-presidente da Agepen-PI, Marcos Paulo Furtado, a delegada declarou que não há outra linha de investigação, como por exemplo retaliação.

“Colhemos diversos indícios de materialidade e de autoria. Foram essas provas que deram base para o judiciário conceder a preventiva dele. Existe nos autos diversas diligências que foram feitas durante esses dez meses de investigação e que demonstram que os fatos ocorreram como as vítimas relataram em seus depoimentos”, disse.

Robiane Nunes informou ainda que, mesmo após ter sido chamado para depor – e ter negado as acusações –, o policial penal continuou as torturas às detentas. “Inclusive, foi essa conduta dele de continuar praticando esses crimes que embasaram a medida de prisão preventiva e afastamento das atividades, caso seja posto em liberdade”.

Segundo ela, além do estupro, as torturas iam de isolamento social à aplicação de spray com pimenta. O policial também é suspeito de ameaçar as detentas. “Depois que foi interrogado, ameaçou que caso fosse preso, elas iriam sofrer as consequências”.

O agente penal se encontra detido na Central de Flagrantes, onde aguarda a audiência de custódia e, em seguida, permanecendo preso, segue para penitenciária masculina. Robiane Nunes declarou ainda que a direção do local tinha conhecimento dos crimes desde 2020, quando iniciaram.

Caso o policial penal seja condenado, as penas dos crimes, quando somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...