Pular para o conteúdo principal

Notícia triste para Afrânio-PE e Queimada-Nova no Piaui. Aneel revoga concessões de 16 usinas eólicas no Nordeste

A Agência Nacional de Energia Elética (Aneel) revogou as concessões de 16 usinas eólicas no Nordeste a pedido da própria empresa que estava à frente do empreendimento, a Ventos de São Januário Energias Renováveis. Chama a atenção esta revogação ocorrer no meio de uma crise que atingiu os empreendimentos de energia renovável no Nordeste por vários motivos como a grande diferença de custo da energia do mercado de curto prazo que está muito mais alto no Sudeste, os cortes de geração, além da concorrência entre a geração solar e a e a geração eólica.

Todos os projetos da empresa revogados somam uma capacidade instalada de 564,8 megawatts (MW). As concessões revogadas previam a implantação de usinas eólicas na Bahia, Rio Grande do Norte, no Piauí e em Pernambuco. Os parques ainda não tinham sido implantados. A revogação foi realizada por unanimidade na reunião da diretoria da Aneel e não houve penalidades para a empresa.

Entre as usinas que tiveram a concessão revogada, a maior é a que se instalaria em Campo Formoso, na Bahia, que receberia seis centrais eólicas, totalizando uma potência instalada de 268 megawatts (MW).

No Rio Grande do Norte, o projeto revogado foi o de Santana do Matos, que teria as centrais Pixote Pequeno e Sítio Pixote 1 e 2, que somadas juntam 215 MW de capacidade instalada. No Piauí, a empresa tinha a intenção de construir seis centrais eólicas em Queimada Nova, totalizando 43,2 MW, projeto também revogado.

E em Pernambuco, também foi revogado o projeto que previa a implantação de uma usina eólica em Afrânio, no Sertão do Estado, com a capacidade instalada de 37,8 MW.

Crise da energia eólica


A revogação foi feita dentro dos aspectos regulatórios vigentes, de acordo com a Aneel. Entre os fatores que podem ter contribuído para a desistência da empresa estão: dificuldades no financiamento, problemas no licenciamento ambiental e alterações no mercado de energia renovável.

O mercado de energia renovável está passando por pelo menos dois grandes problemas: os cortes de geração que têm provocados prejuízos as geradoras de energia solar e eólica no Nordeste que passam a produzir menos do que o previsto por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Os cortes ocorrem porque há falta de linhas de transmissão para escoar a energia produzida no Nordeste para as outras regiões, como por exemplo, o Sudeste. E também porque o ONS optou por não usar toda a capacidade das linhas de transmissão que ligam o Nordeste ao Sudeste por motivos operacionais depois que ocorreu um apagão no Ceará.

O preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) da região Sudeste também tem sido um problema para os produtores de energia renovável do Nordeste que vendem para o Sudeste. O preço subiu muito no Sudeste e, ao vender energia para esta região, os produtores nordestinos têm que pagar a diferença entre o PLD do Sudeste e o Nordeste. Este aumento ocorreu entre o final de fevereiro e o começo de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...