Afrânio: sem água e pasto, gado e ovelhas emagrecem, a carne para mistura encarece e criadores e consumidores da terrinha padecem
A falta de água e pasto deixa o gado debilitado e emagrecido, o que afeta a produção de carne e os criadores de gado e caprinos sofrem com a atual situação em Afrânio no sertão do São Francisco, cidade conhecida como a terra do doce, que ultimamente sem água na sede e na zona rural, tem tornado o sonho de muitos criadores em um pesadelo amargo se não chover para fazer água pelo menos para os animais neste mês de Abril.
Segundo informações de um filho de Dormentes, terra da carpinovinocultura e cidade vizinha de Afrânio, por lá a coisa não está tão preocupante pois barragens como a do "Tanque Véi" e outras tem uma boa quantidade de água. Já na primeira cidade do sertão pernambucano, cada dia que se passa e não chove a coisa se complica mais ainda.
Sem água e pasto, gado e ovelhas emagrecem, a carne para mistura encarece e os criadores da terrinha padecem. Resta saber quais medidas estão sendo tomadas pelos representantes do povo no sentido de socorrer tanto a sede quanto a zona rural, pois secando as últimas fontes do município, de onde os pipas buscam a água para o básico necessário, ou seja. do interior para a cidade, para preencher a lacuna deixada pela compesa, se não chover nos próximos dias de onde o líquido precioso virá?
Preocupação
A seca sem dúvida pode reduzir o pasto a areia, deixando os animais sem alimento.
Os criadores de gado precisam comprar ração e complementos alimentícios a preços inflacionados.
O ganho de peso ideal por animal ao dia é de 1 a 1,5 Kg, mas vários fatores influenciam, como clima, pastagem, alimentação, manejo e suplementos.
Durante a estação seca, quando há escassez de forragem, é feita a utilização de suplementos minerais ou proteinado de baixo consumo. Entretanto, de onde os mais humildes criadores do município vão tirar recursos para não perder seus animais diante do dilema: vendemos a preço de banana antes de perder todo o peso ou esperamos e diante do risco que iremos correr futuramente nos desesperaremos ao ver os bichos morrerem juntamente com o trabalho e o troquinho gastado na esperança de dias melhores?
No momento a nossa página na internet se solidariza com os criadores de Afrânio e faz um alerta as autoridades municipais. "Tal preocupação não deveria ser, dentre outras, a principal prioridade do município neste momento não?
Comentários
Postar um comentário