A atuação de uma frente fria traz pancadas de chuva para a região Sul, mas as chuvas mais intensas serão registradas no Centro-Oeste e Norte do país. Confira estados mais afetados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu diversos alertas de chuva intensa para o Brasil entre essa segunda-feira (31) e a terça-feira (01), o que indica que o mês de Abril se iniciará bastante chuvoso em diversos estados.
Além disso, diversos outros estados do Centro-Oeste e Norte do país podem registrar chuvas moderadas, com acumulados de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, com um baixo risco de cortes na energia, quedas de galhos de árvores e alagamentos. Entre eles, estão:
- Goiás (centro, noroeste e sul do estado)
- Mato Grosso
- Tocantins (região ocidental e capital)
- Pará (Marajó, baixo amazonas, sudoeste)
- Amapá
- Acre
- Amazonas
- Roraima (sul do estado)
Frente fria avança pelo sul do país
Enquanto isso, uma frente fria avança pelo Sul do país e causa chuvas também em outros estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nestes estados, também há risco de chuvas moderadas, com acumulados de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, mas além disso há possibilidade de ocorrência de granizo que pode causar estragos em plantações.
Embora ainda não haja alertas vigentes do INMET para a região na terça-feira, chuvas fracas a moderadas também podem se formar no Sudeste do país, em parte como extensão da circulação associada à frente fria. Algumas das regiões afetadas são:
- São Paulo (incluindo região metropolitana)
- Minas Gerais (sul e leste do estado)
- Rio de Janeiro (chuvas mais fracas)
- Espírito Santo (chuvas mais fracas)
Além disso, devido à circulação de ventos e umidade vindos do oceano, chuvas mais fracas se formam ao leste da região Nordeste e no litoral norte (especialmente Ceará,Piauí e Maranhão.
O que fazer em caso de tempestades fortes?
Caso tempestades intensas atinjam o seu município, fique atento às recomendações do INMET para evitar problemas:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
- Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
- Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Fique atento à alterações em encostas e evite transitar em áreas de risco para não ser pego por deslizamentos de terra, a segunda maior causa de fatalidades neste verão após as enxurradas.
Por fim, vale lembrar que as condições meteorológicas podem variar de cidade para cidade. Por isso, não deixe de verificar se há chuva prevista para o seu município durante os próximos dias.
Comentários
Postar um comentário