Pular para o conteúdo principal

PM mata jovem com tiro na cabeça por pegar uma pedra para defender esposa grávida

Na frente dos vizinhos e da esposa grávida de oito meses, um jovem negro de 22 anos, Gabriel Junior Oliveira Alves da Silva, foi morto por um policial militar na noite desta terça-feira (1º) em Piracicaba, interior de São Paulo. A execução ocorreu por volta das 19h30, depois que ele e sua esposa foram abordados pela polícia. De acordo com depoimento dos agentes no Boletim de Ocorrência, o disparo na cabeça foi feito pois Gabriel pegou uma pedra para defender a esposa.

Um vídeo feito por vizinhos registra o momento do disparo e o desespero das pessoas na Rua Raul Ataíde, no bairro Vila Sônia. “Mataram o menino, mataram o Biel!”, grita uma mulher. Rebeca Mirian Alves Braga, que havia sido puxada por um dos agentes, se desvencilha e agacha, aos prantos, ao lado do seu companheiro baleado. As imagens circulam pelas redes sociais.

Gabriel foi levado de ambulância ao Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, onde sua morte foi constatada. Além do bebê na barriga de Rebeca, o jovem deixou dois filhos. O sepultamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), no Cemitério Municipal da Vila Rezende, em Piracicaba.

O autor do disparo foi o policial Júnior César Rodrigues. O seu colega de patrulhamento, que levava Rebeca, é Leonardo Machado Prudêncio. Nenhum dos dois usava câmera corporal. Na versão dos policiais, a abordagem aconteceu porque teriam visto Gabriel com “um volume suspeito”.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da subseção de Piracicaba, Gustavo Henrique Pires, afirmou que vai acompanhar o caso.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que o episódio está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios do Deic do Deinter 9. “A Polícia Militar também conduz um inquérito policial militar (IPM) para apurar os fatos. A instituição não tolera desvios de conduta ou excessos e ressalta que, se constatadas irregularidades, os envolvidos serão devidamente responsabilizados”, diz nota da pasta, que é chefiada pelo ex-capitão da Rota, Guilherme Derrite.

O vídeo do caso de Gabriel se soma a outros registros de violências praticadas por policiais militares – tais como o da execução de um jovem no mercado Oxxo e de um rapaz jogado de cima de uma ponte – que tem pressionado o governo estadual a dar explicações sobre sua política de segurança pública. No fim do ano passado, quando os dois vídeos citados ganharam os jornais e as redes, Tarcísio de Freitas e Guilherme Derrite vieram a público lamentar as condutas, referidas como casos pontuais de desvios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...