Pular para o conteúdo principal

Maioria dos brasileiros é contra anistia para envolvidos nos atos golpistas de 8/1, aponta Quaest

 

Uma nova pesquisa Quaest divulgada neste domingo (6) mostra que a maioria dos brasileiros se opõe à ideia de conceder anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2022, quando extremistas de direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados são contra a anistia, enquanto 34% se mostram favoráveis à soltura dos réus. O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, também revela uma divisão de opiniões conforme o eleitorado, com forte disparidade entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento aponta que, enquanto a maioria rejeita a anistia, ainda há uma parcela do público defende a liberação dos envolvidos, seja porque acreditam que a prisão nunca deveria ter ocorrido ou que o tempo de detenção já foi suficiente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março de 2025, com uma amostra de 2.004 pessoas. O nível de confiabilidade é de 95%, e a margem de erro de 2 pontos percentuais.

Os dados por perfil eleitoral revelam que os eleitores de Lula são maioria na defesa da punição aos responsáveis pelos ataques. Entre os que votaram no petista no segundo turno das eleições de 2022, 77% defendem que os envolvidos devem continuar presos e cumprir suas penas. Por outro lado, apenas 32% dos eleitores de Bolsonaro compartilham dessa opinião. Já entre os eleitores que não votaram em nenhum dos dois candidatos ou que votaram branco/nulo, 53% se posicionam contra a anistia, enquanto 31% são favoráveis.

Entre os que defendem a anistia, 15% são eleitores de Lula, 61% são de Bolsonaro, e 31% pertencem ao grupo que não escolheu nenhum dos dois candidatos no segundo turno.

Participação de Bolsonaro nos atos golpistas 

Outro dado revelado pela pesquisa é a percepção dos brasileiros sobre o envolvimento de Bolsonaro nos ataques de janeiro. O levantamento indica que 49% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente participou do planejamento dos atos golpistas, enquanto 35% discordam dessa afirmação. Essa avaliação sobre a responsabilidade de Bolsonaro não sofreu variação significativa em relação à pesquisa realizada em dezembro de 2024.

Bolsonaro réu no STF

Em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu pelos atos de 8 de janeiro, 49% dos brasileiros consideram a decisão justa, enquanto 36% a julgam injusta. Entre os eleitores de Lula, a aprovação à decisão do STF chega a 80%, enquanto entre os de Bolsonaro, esse índice despenca para 16%. Entre os eleitores que anularam o voto ou votaram em branco, a opinião está mais dividida: 51% consideram a decisão justa, 30% a consideram injusta, e 19% não souberam ou não quiseram responder.

Ato em São Paulo

Mesmo com a rejeição da maioria da população à anistia para os golpistas, neste domingo (6) bolsonaristas realizam um ato na avenida Paulista, em São Paulo (SP), para tentar reforçar a pressão sobre o Congresso em favor do alívio de penas para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. 

A nova mobilização ocorre após manifestação fracassada no Rio de Janeiro (RJ), no dia 16 de março, que reuniu cerca de 20 mil pessoas. A estimativa de público foi realizada com base em imagens aéreas pelo grupo de pesquisa “Monitor do debate político” do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), coordenado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), e pela ONG More in Common.

A extrema direita pretendia reunir 1 milhão de pessoas nas ruas para demonstrar que a pauta pró-anistia teria apoio popular, o que não se concretizou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!