Política pública está entre as vencedoras do Prêmio Evidência da Fundação Getúlio Vargas. Cerimônia de entrega ocorreu nesta segunda-feira (25) em Brasília.
A educação de Pernambuco ganhou mais um reconhecimento nacional. Nesta segunda-feira (25), a política pública do Pacto Pela Educação se destacou entre mais de 50 iniciativas do país e foi uma das vencedoras do Prêmio Evidência da Fundação Getúlio Vargas, em cerimônia realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
A iniciativa reconhece políticas públicas que fazem uso de evidências em suas múltiplas etapas. O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, destacou resultados importantes trazidos pelo Pacto e a integração das secretarias envolvidas na política pública. “Antes do Pacto pela Educação, Pernambuco estava entre os três piores do Ideb no País; hoje, estamos entre os três melhores. Queria destacar a importância do trabalho conjunto que é realizado juntando dois saberes diferentes, o da Secretaria de Educação e o da Secretaria de Planejamento e Gestão. E esse trabalho conjunto da rede se orienta por dado, por resultados, por ciência”, destacou o secretário.
O secretário de Educação e Esportes Marcelo Barros comemorou o resultado. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Pernambuco prima por oferecer educação pública de qualidade e com equidade aos seus estudantes. Este prêmio é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, afirma.
O Pacto Pela Educação ficou com o 2º lugar do Prêmio Evidência. O 1º lugar foi para a iniciativa ‘Jovem de Futuro’, do Instituto Unibanco e Governo do Espírito Santo. Já em 3º lugar, houve empate entre as políticas públicas ‘Programa de Ciências Comportamentais – Caso CADIN’, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, e ‘Utilização de evidências no enfrentamento da pandemia de COVID-19’, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. O Troféu IMDS – Mobilidade Social foi entregue ao ‘Prospera Família’, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
O secretário Alexandre Rebêlo, a secretária executiva de Gestão para Resultados da Seplag, Maria Teresa Araújo, e os gestores governamentais Adriano Ramos, Diego Rodrigues, Eduardo Nascimento, Nathalia Castro, Roberto de Oliveira e Silvana Nunes receberam o prêmio representando a Seplag. Representando a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco estiveram presentes no evento o secretário executivo de Planejamento e Coordenação, Leonardo Santos, o superintendente técnico de Gestão da Rede, Glaydson Santiago, o gerente de Avaliação das Políticas Educacionais, Dionísio Junior, e a gerente geral de Educação Integral Maria Ângela Andrade.
PACTO PELA EDUCAÇÃO – O Pacto pela Educação é uma política estadual, coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que objetiva a melhoria da qualidade da educação, para todos com equidade, abrangendo todas as escolas do ensino fundamental anos finais (6° ao 9° ano) e o ensino médio através do acompanhamento dos seus resultados por meio de indicadores.
Comentários
Postar um comentário