Pular para o conteúdo principal

Para Lula, desenvolvimento deve ser descentralizado, com respeito às potencialidades de cada região

 

Presidente lembra legado no Nordeste e diz que governos petistas fizeram pequena revolução com acesso a educação.

Por Imprensa do ex-presidente Lula

Em entrevista a Youtubers e jornalistas da mídia independente hoje (26), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o legado dos governos petistas no Nordeste e defendeu modelo de desenvolvimento descentralizado, com respeito e indução às potencialidades regionais. “Não defendo um governo empresarial, que manda em tudo. Defendo um governo que tenha força para induzir o desenvolvimento em função das necessidades de cada região”.

Segundo o ex-presidente, com essa perspectiva de descentralizar as oportunidades e pensar também no Nordeste, no Centro-Oeste e no Norte, os governos petistas fizeram pequena revolução levando universidades e escolas técnicas para capitais e interior, para democratizar o acesso, além de empreendimentos empresariais que geraram emprego e permitiram o desenvolvimento das regiões. O Nordeste, segundo ele, teve Estados com economia crescendo 14%, em ritmo da China, nos tempos das gestões Lula e Dilma.

Não dá para pensar em desenvolvimento centralizado, sem pensar no desenvolvimento regional, no que cada região pode produzir. Por isso, começamos a fazer Transnordestina, que ainda não acabou. Por isso levamos a siderúrgica para Fortaleza. Por isso, fomos buscar a Fiat para Pernambuco. Fomos fazer com que as coisas acontecessem de forma equânime porque senão viria tudo para São Paulo. Era preciso descentralizar as oportunidades e nós fizemos”, afirmou.

Lula disse que, desde que chegou em São Paulo aos sete anos, vindo do Nordeste num pau-de-arara, nunca se conformou com a ideia de o Nordeste ser visto no Sul como a região que tinha mais analfabetos, desnutrição infantil e evasão escolar e menos pesquisadores, mestres, doutores e universidades.

Eu, sinceramente, achava que não era possível que Deus não olhasse com um certo carinho para o Nordeste. Quando cheguei à Presidência, tomei a atitude de tentar criar um país equânime, que todos tivessem um pouco de direito de crescer”, afirmou lembrando também da Transposição do São Francisco como uma das grandes obras, que era pensada desde 1846, nos tempos de Dom Pedro, e que foi viabilizadas nos governos dele, com 88% da obra concluída nos governos do PT.

O ex-presidente afirmou também ser grato por São Paulo onde teve oportunidades e foi acolhido junto com a mãe e oito irmãos. “Eu devo tudo o que sou a São Paulo porquê foi aqui que fiz o curso primário, foi aqui que fiz o curso no Senai, foi aqui que me tornei torneiro mecânico, foi aqui que venci na vida, foi a partir daqui que me tornei presidente da República”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para quem tava achando sem sal o ano eleitoral em Afrânio um tempero a mais na disputa está vindo ai

Conhecido em Afrânio por Salga Pele ,  já que o mesmo compra e vende couro de animais, o vereador do município Lélio Ramos teve seu nome no auge dos comentários nos últimos dias na cidade.  Aliado político do ex-deputado Adalberto , e dono de um estilo peculiar, o homem que tem uma empresa cuja atividade inclui salgar couros de animais pode também dar um sabor a mais na disputa eleitoral em Afrânio este ano.  A expectativa dos " bocas pretas " na cidade e no interior agora é pelo anúncio oficial com a confirmação do nome do Salga Pele que certamente vai botar um tempero a mais em uma pré campanha que até agora vinha sendo vista por muitos do município como uma comida indigesta e sem sal.

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.