Pular para o conteúdo principal

Humanidade enfrenta 'espiral de autodestruição', adverte ONU

 

 Policiais retiram moradores da cidade de Abuyog, sul das Filipinas (Foto: Philippine Coast Guard (PCG)/AFP)
Policiais retiram moradores da cidade de Abuyog, sul das Filipinas (Foto: Philippine Coast Guard (PCG)/AFP)

ONU revela que entre 350 e 500 catástrofes de média e alta magnitude ocorreram a cada ano nas últimas décadas

A ação humana sobre o clima contribui para o aumento das catástrofes no mundo, adverte a ONU, pedindo que se detenha essa "espiral de autodestruição" que a humanidade enfrenta.

Em um novo relatório que será publicado nesta terça-feira, 26, o Escritório das Nações Unidas para a Redução dos Riscos de Catástrofes destacou que estes aumentam rapidamente no mundo devido às mudanças climáticas, provocadas pelas ações humanas e por uma gestão de riscos inadequada.

O informe revela que entre 350 e 500 catástrofes de média e alta magnitude ocorreram a cada ano nas últimas décadas.

O custo destas catástrofes alcançou, em média, cerca de 170 bilhões de dólares ao ano na última década.

O número de catástrofes, inclusive episódios de seca, temperaturas extremas e inundações, deveria aumentar para 560 a cada ano, ou seja, 1,5 ao dia, até 2030, pondo em risco as vidas de milhões de pessoas. Em 2015, foram registradas 400.

"O mundo deve fazer mais para integrar o risco de catástrofe na nossa forma de viver, construir e investir", ressaltou a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, na apresentação do relatório.

A encarregada chamou a comunidade internacional à responsabilidade e tirar a humanidade dessa "espiral de autodestruição".

"Devemos transformar nossa complacência coletiva em ação. Juntos, podemos reduzir o ritmo dos desastres que podem ser evitados", acrescentou.

O informe lamenta que o mundo tenha uma percepção errônea dos riscos relacionados com as catástrofes naturais e atribui isso a que os riscos são subestimados e a sentimentos de "otimismo" e "invencibilidade".

O documento indica que o alcance e a intensidade das catástrofes aumenta e que o número de pessoas mortas e afetadas pelas catástrofes foi maior nos últimos cinco anos do que nos cinco anteriores.

As catástrofes têm um impacto desproporcional nos países em vias de desenvolvimento, que perdem, em média, 1% de seu PIB ao ano por causa destes eventos, contra 0,1% a 0,3% nos países desenvolvidos. O custo mais alto se dá na região Ásia-Pacífico.

Desde 1980, apenas 40% das perdas relacionadas às catástrofes estavam asseguradas e as taxas de cobertura nos países em desenvolvimento são inferiores a 10% - às vezes beirando zero -, o que agrava as consequências a longo prazo destes desastres.

"As catástrofes podem ser evitadas, mas só se os países investirem o tempo e os recursos necessários para compreender e reduzir os riscos", afirmou Mami Mizutori, representante especial do secretário-geral para a redução dos riscos de catástrofe.

"Ao ignorar de forma deliberada os riscos e ao não integrá-los no processo de tomada de decisões, o mundo está financiando sua própria destruição", acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário de uma espresa de internet em Afrânio cai de uma determinada altura após sofrer uma descarga elétrica

Um funcionário da interage provedor de internet passou por um susto grande nesta segunda feira 28 de outubro no bairro Zé Ramos em Afrânio PE. Rodrigo estava iniciando o procedimento de instalação de internet em uma residência no bairro José Ramos na cidade de Afrânio, como costumeiramente sempre fez, no entanto o que ele não esperava era sofrer uma descarga elétrica enquanto ainda subia sem colocar o cinto por uma escada para iniciar o procedimento padrão.  Segundo informações de populares o funcionário da Interage quando recebeu o choque ficou um pouco preso a corrente elétrica e em seguida ao ser arremessado caiu de pé na calçada de uma residência tomando um baita de um susto. Em seguida Rodrigo foi conduzido para o hospital da cidade em uma ambulância do município para ser submetido a análise médica com o objetivo de identificar possíveis danos causados tanto pela descarga elétrica quanto pela queda, já que por ter caìdo em pé de uma determinada altura poderia ter fraturado um dos

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.