Noite de apresentações culturais, testemunhos de resistência e bravura de um povo na luta por visibilidade, igualdade e respeito
Na véspera do dia da Consciência Negra a Comunidade Quilombola do sítio Araçá/Boa Vista em Afrânio Pernambuco, vivenciou junto ao público presente na escola local, momentos maravilhosos de apresentações culturais e testemunhos de resistência e bravura negra na luta por igualdade, visibilidade e respeito.
Autoridades locais, professores municipais e estaduais, bem como um público bastante eclético curtiram educadores e alunos da escola quilombola da comunidade se apresentarem mostrando comprometimento e valorização da cultura afrodescendente através do sentimento de pertencimento e orgulho de ser um povo livre, alegre e forte. Nomes de personagens negras locais vivas e in memoriam foram homenageadas por alunos em que desfilaram respresentando-os.
Leonardo, presidente da Associação Quilombola relembrou o débito histórico que o Brasil tem com os negros para justificar as cotas raciais tardiamente oferecidas como compensação pelos anos de chicote, suor e sangue, vividos pela opressão de um tal sistema que precisa continuar sendo enfrentado e resistido sempre.
Edna Paixão, Coordenadora da CONAQ, esteve a frente dos trabalhos ao lado da professora Dayane e do professor Daniel e outros. Edna, ainda comentou sobre a experiência única vivida recentemente na Cop 30 em Belém do Pará.
O sanfoneiro Junior do Acordeon, a cantora Thays Ferreira, Marcelo Santos, Augusto do Arrocha, Cida Quilombola e o zabumbeiro Brasilino foram responsáveis pelo som ao vivo durante o evento.
E por fim, foi apresentado o documentário anunciado dias antes do evento com narrativas negras emocionantes para a plateia que o esperou ansiosamente. A coordenadora da CONAQ, agradeceu aos parceiros da comunidade desde o início da luta por respeito e visibilidade no município a exemplo do vereador Osvaldo Cavalcanti que sempre esteve presente em todos os momentos apoiando o grupo Quilombola do Araça e da Boa Vista. Os vereadores Romayne Macedo e Joãozinho de Cirineu, também prestigiaram o evento alusivo ao dia da Consciência Negra no Araçá. Em sua fala, o vereador Osvaldo, amigo da Comunidade elogiou a bravura de todos, bem como externou sua admiração pela desenvoltura de Edna no que refere a conquista de espaço, visibilidade e respeito em todo território nacional.
Segundo Edna, outros momentos como o desta quarta-feira 19, véspera do dia da Consciência Negra, virão em breve.


















Comentários