Pular para o conteúdo principal

2º dia do Enem: Confira dicas para ganhar tempo na prova de Matemática



O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem provas de ciências da natureza e suas tecnologias e o professor de matemática, Marco Antônio Lira, do CEV CPC, deu algumas dicas para os candidatos que realizem a prova e possuem ainda algumas dúvidas de como resolver as questões

Marco Antônio afirma que entre as habilidades que são mais frequentes no Enem são razão e proporção, porcentagem, gráfico e tabela e explica como dividir o tempo de resolução com Ciências da Natureza.

"Quanto mais rápido você resolver a prova de matemática, mais rápido conseguirá resolver os obstáculos de Ciências da Natureza. Minha sugestão é que consigam fazer, pelo menos no primeiro bloco, todas as questões fáceis de matemática que conseguirem ler e perceber o caminho da solução", disse.

Mas, para conseguir driblar as questões da disciplina, é preciso estar atento a algumas "pegadinhas" que os enunciados das questões costumam utilizar. O professor explica que é preciso estar atento na interpretação das frases para não cometer erros na hora da resolução do problema.

"Os erros que mais percebemos não diz respeito a matemática em si, mas à interpretação do que a questão pede. 'Aumentar para', 'aumentar de', 'aumentar a', são algumas das frases que o Enem utiliza para encobrir o que realmente quer da competência e habilidade", afirmou.

Por fim, Marco Antônio enfatizou um maior investimento na resolução de gráficos e tabelas para uma boa prova no segundo dia.

"Uma última dica que eu deixo aos candidatos que farão o segundo dia de prova é: invistam em gráfico e tabela. São questões contempladas pelas competências e habilidades, então invistam em questões que tratam sobre situações, quem é melhor, mais caro, mais barato, maior volume, porque, com certeza vai cair na prova de vocês", concluiu.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.