Pular para o conteúdo principal

Frente fria provoca chuvas de até 200 mm nos próximos dias, diz Inmet

Uma frente fria avança pelo país nesta semana e deve provocar chuvas volumosas e persistentes em boa parte do Centro-Sul do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O sistema deve favorecer acumulados superiores a 200 milímetros em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de temporais no Sul e Centro-Oeste.

Enquanto isso, o Nordeste segue com tempo seco e baixa umidade, e o Norte terá chuvas concentradas especialmente no Amazonas.

Frente fria intensifica chuvas no Sudeste e no Sul

De acordo com o Inmet, a atuação da frente fria e de sistemas frontais associados vai garantir uma semana de chuva intensa em grande parte do Sudeste e do Sul.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos urbanos.

No Sul, as precipitações devem ocorrer em duas etapas, até o dia 4 de novembro, de forma mais isolada, e depois, entre os dias 6 e 7, com a chegada de um novo sistema frontal que traz volumes entre 100 e 150 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Centro-Oeste também terá pancadas fortes

A instabilidade provocada pela frente fria deve alcançar o Centro-Oeste, especialmente Goiás e o Distrito Federal, com chuvas acima de 150 mm em alguns pontos.

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a chuva será bem distribuída, com pancadas fortes em áreas isoladas. A umidade relativa do ar deve se manter acima de 50% em quase toda a região.

Norte e Nordeste terão comportamentos opostos

Na Região Norte, as áreas de instabilidade favorecem chuvas volumosas no Amazonas, com acumulados que podem superar 150 mm, enquanto Amapá, norte do Tocantins e norte e leste do Pará terão pouca chuva, inferior a 10 mm.

Já no Nordeste, a previsão é de tempo seco em praticamente toda a região. Somente o sul e oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão podem registrar pancadas isoladas, com acumulados próximos de 80 mm no sudoeste baiano..

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a chuva será bem distribuída, com pancadas fortes em áreas isoladas. A umidade relativa do ar deve se manter acima de 50% em quase toda a região.

Norte e Nordeste terão comportamentos opostos

Na Região Norte, as áreas de instabilidade favorecem chuvas volumosas no Amazonas, com acumulados que podem superar 150 mm, enquanto Amapá, norte do Tocantins e norte e leste do Pará terão pouca chuva, inferior a 10 mm.

Já no Nordeste, a previsão é de tempo seco em praticamente toda a região. Somente o sul e oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão podem registrar pancadas isoladas, com acumulados próximos de 80 mm no sudoeste baiano


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.