Pular para o conteúdo principal

Agreste e Sertão de Pernambuco sofrem com calor excessivo e baixa umidade, apontam Inmet e Apac

 

O Agreste e Sertão de Pernambuco têm enfrentado muito calor e baixa umidade do ar nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) publicaram alertas para a população destas regiões.

No Agreste chegou a ser registrada a temperatura de 34º durante o dia, chegando a superar os 36º, no Sertão. Ao calor excessivo, junta-se a baixa umidade, deixando o clima ainda mais seco.

A Apac publicou, na última sexta-feira (7), com validade até o dia 14, alerta para as regiões do Agreste, Sertão do Pajeú e do São Francisco, com a umidade relativa do ar ficando abaixo dos 20%.

Nesta segunda (10), o Inmet atualizou o quadro de baixa umidade do ar confirmando a previsão da Apac para as áreas atingidas, incluindo 58 municípios do estado na categoria “Perigo” (entre 20% e 12%).

Nestas condições, aumentam os riscos de incêndio e problemas de saúde, como ressecamento da pela, desconforto nos olhos, nariz e boca.

Apac e Inmet recomendam aos moradores destas regiões, principalmente, o consumo de bastante água e evitar a realização de exercícios físicos entre as 10h e 17h, além do uso de hidratante, recomendando a umidificação dos ambientes da casa.

Confira os 58 municípios que estão na categoria “Perigo” do Inmet:

Afogados da Ingazeira
Araripina
Arcoverde
Belém do São Francisco
Betânia
Bodocó
Brejinho
Buíque
Cabrobó
Calumbi
Carnaíba
Carnaubeira da Penha
Cedro
Custódia
Dormentes
Exu
Flores
Floresta
Granito
Ibimirim
Iguaracy
Inajá
Ingazeira
Ipubi
Itacuruba
Itaíba
Itapetim
Jatobá
Lagoa Grande
Manari
Mirandiba
Moreilândia
Orocó
Ouricuri
Parnamirim
Petrolândia
Petrolina
Quixaba
Salgueiro
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
Santa Terezinha
São José do Belmonte
São José do Egito
Serra Talhada
Serrita
Sertânia
Solidão
Tabira
Tacaratu
Terra Nova
Trindade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.