Pular para o conteúdo principal

Ambulância da prefeitura de Afrânio pega fogo na estrada de Cachoeira do Roberto no trecho próximo ao Algarobas bar do popular Dal


Ambulância pegando fogo





Que todos sabem que com a seca cada vez mais intensa, a umidade relativa do ar cada vez mais baixa e o calor cada vez mais forte,  o risco de queimadas  na caatinga sertaneja é iminente, disso não tenho dúvidas, agora carros públicos em que a principal finalidade é transportar pessoas doentes, como ambulâncias, por falta de manutenção correta e sem ter sequer um extintor como manda a regra pegando fogo atoa, ai já é sem sombra de dúvidas consequência do descaso com a coisa pública, bem como caracteriza erro de irresponsabilidade com a vida do motorista e pacientes, cabendo portanto, uma investigação mais séria tanto quanto a responsabilização adequada para que haja cumprimento do princípio da dignidade da pessoa humana. 

Segundo informações contidas nos vídeos gravados na hora do ocorrido, a ambulância começou a pegar fogo por causa de um vazamento de gasolina, obrigando o motorista nos primeiros momentos da situação se deslocar até ao bar Algarobas que ficava mais próximo para buscar baldes de água na tentativa de apagar o fogo, já que a ambulância não tinha extintor de incêndio, no entanto, a distância entre o carro em chamas e o local da água junto com a ineficiência dos baldes, não foram suficientes para conter o fogo que cada vez mais crescia como continuou crescendo até consumir todo o carro.

PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

A falta de manutenção em veículos de transporte público essenciais, como ambulâncias, que coloca em risco a vida das pessoas, viola diretamente princípio da Dignidade da Pessoa Humana

Este é o princípio fundamental que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro, estabelecido na Constituição Federal. O direito à vida e à saúde são desdobramentos da dignidade da pessoa humana. A omissão do poder público em garantir a segurança e a eficácia desses serviços básicos atenta contra a dignidade e a vida dos cidadãos que dependem deles.

Princípio da Supremacia do Interesse Público

Embora este princípio determine que o interesse da coletividade deve prevalecer sobre o particular, ele também implica que a administração pública tem o dever de zelar pela segurança e bem-estar da população, o que inclui a manutenção adequada de serviços essenciais. A falta de manutenção contraria o interesse público.

Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público

O administrador público é apenas o guardião dos bens e interesses públicos, não podendo dispor deles livremente. Deixar de realizar a manutenção necessária é uma forma de abrir mão da prerrogativa e do dever de garantir a segurança dos cidadãos, o que viola este princípio.

Princípio da Eficiência

A administração pública deve prestar serviços com eficiência. 

Veículos que quebram por falta de manutenção não são eficientes e prejudicam a prestação do serviço de saúde e transporte.

Direito à Saúde e à Vida

A Constituição Federal garante o direito à saúde e à vida. A falta de manutenção compromete diretamente esses direitos fundamentais. 

A omissão do poder público ou da empresa responsável em realizar a manutenção básica e periódica de ambulâncias é um ato grave que pode ter consequências criminais e civis, além de violar os princípios éticos e morais da administração pública.

Segundo informações de moradores próximos ao trecho onde aconteceu o sinistro, em menos de 2 anos ja é a segunda vez que acontece caso de incêndio dessa natureza com veículos da prefeitura de Afrânio, inclusive, quase que no mesmo local, o que já não pode mais ser considerado apenas como fatalidade, mas sim como irresponsabilidade e falta de apreço a vida humana. 

A omissão intencional que causa dano ao erário ou atenta contra os princípios da administração pública, como a eficiência e a moralidade, é considerada ato de improbidade administrativa. Isso pode levar a sanções civis, como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e multas. a falta de manutenção correta de veículos públicos essenciais, como ambulâncias, por parte do gestor ou agente público responsável, pode caracterizar improbidade administrativa e, dependendo das circunstâncias e consequências, até mesmo um crime de violação grave da lei. 


Reportagem GSilva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.