Pular para o conteúdo principal

Um dia para respeito de uma consciência que não existia

Em meio ao sertão, onde a história neste momento nos remete a um passado de luta e resistência até chegarmos a consciência que hoje chegamos, que infelizmente ainda arde na memória, mas que também nos alegra saber que essa luta  ilumina os caminhos da liberdade e da igualdade que foram propositadamente embaçados pelos senhores dos chicotes com o cruel objetivo de empurrar para trás os negros, mas não a força dos seus serviços, pois dela precisavam para empurrar para frente os brancos, para que bem lá na frente o chicote pudesse estalar cada vez mais alto na produção de sorriso, luxo e vida para uns e de dor, sangue e morte para outros.

Ah, quer dizer que você não sabia, mas porque, não leu ou não quis saber? Então,  agora fique sabendo, meu caro, foi assim, exatamente desse jeito covarde que foi criada a desgraça fruto da desigualdade social no Brasil, mãe da megera chamada fome; suas raízes estão plantadas na escravidão, que deixou marcas e cictatizes profundas na estrutura social e econômica do país.

No entanto, há quem diga ainda que não entende a luta dos negros do Brasil por igualdade e oportunidades, talvez por ignorância ou espírito perverso mesmo, todavia para quem conhece a história tal qual ela é, não se omite, pelo contrário, se orgulha do sentimento de pertencimento cristão que tem, apoiando direta ou indiretamente o exemplo de resistência e determinação que move e faz cada vez mais a luta por direitos, respeito e correção se tornar todo dia ainda muito mais forte.

Quero aqui também dizer que apesar dos obstáculos por meio de políticas sujas e sutis, a caminhada não pode parar, tanto quanto os olhos abertos  tem que continuar, na busca por justiça, igualdade e proteção.

Por isso digo que quem é verdadeiramente do bem, sabe também que é importante reconhecer e valorizar essa luta, bem como trabalhar juntos para criar um futuro mais justo e igualitário para todos sem cor, partido ou privilégios.

Dia 20 de novembro, dia de uma consciência tardiamente cobrada, é verdade, porém, de uma consciência lindamente vivida pelas consciências vivas que sobreviveram os chicotes dos sem conheciência branca ou de quaisquer cores,  que aderiram ao macabro movimento ou dele tiraram proveito. Hoje, é dia como amanhã também será, dia de continuar na batalha contra o ódio, o racismo e o preconceito que fortaleciam o lado que batia e oprimiam o lado que apanhava e consequentemente sofria. 

Portanto, escravidão sua feia, ditadura sua esquisita, nem uma e nem outra, nunca mais, seus escrotos.


Geraldo Silva

Simplesmente uma voz livre em favor do bem comum sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.