Pular para o conteúdo principal

2026 é ano de eleição com duas vagas para o senado federal

As movimentações políticas no Estado de Pernambuco acontecem a pouco mais de um ano para o pleito eleitoral de outubro de 2026, o desenho é de um cenário favorável ao acirramento entre os postulantes que almejam chegar à câmara alta do Congresso Nacional.

A petista Tereza Leitão não entra na disputa ano que vem, seu mandato só se encerra no final de janeiro de 2031. No entanto, dois outros senadores que são Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB), não tem outra opção se quiserem continuar no Senado. Ambos estão se movimentando na busca de apoio para permanecer em defesa do Estado na condição de Senador da República, Humberto conta com apoio da legenda e Dueire vai enfrentar uma situação interna do seu partido.

Além de Humberto Costa e Fernando Dueire, outros nomes completam a lista de pré-candidatos. A Federação formada por União Brasil e Progressistas tem logo dois, o deputado federal Eduardo da Fonte e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho. O Republicanos do presidente da câmara dos deputados tem o ministro Silvio Costa Filho, a mais nova Federação formada por Solidariedade e PRD já lançou Marília como pré-candidata. Ainda tem os nomes do partido do ex-presidente Bolsonaro, tanto Gilson Machado quanto Anderson Ferreira, são nomes com potenciais para a disputa.

Revendo o histórico das eleições para o senado federal em Pernambuco, até então apenas Miguel Arraes não conseguiu eleger os dois senadores, em 1994. Naquele ano os candidatos de Arraes eram Roberto Freire e Armando Monteiro Filho, os eleitos foram Carlos Wilson que apoiou a candidatura de Gustavo Krause para governador e Roberto Freire com apoio de Miguel Arraes que terminou sendo eleito para o 3º mandato de governador. Todas as outras eleições de 1986 até 2018, onde duas vagas para o Senado estava em disputa o governador eleito elegeu seus senadores.

Na eleição de 2002 o então governador Jarbas Vasconcelos, foi reeleito e conseguiu fazer os dois senadores. O detalhe para essa eleição mostra a força do candidato a governador, Carlos Wilson não conseguiu renovar o mandato e o PT andou longe da fazer seu primeiro Senador por Pernambuco. Enquanto que Jarbas conseguiu recolocar Marco Maciel no Senado para o 3º mandato, ainda eleger um pouco conhecido em todo Estado que foi Sergio Guerra. Em 2002 PT e PSB estiveram em campos opostos, assim como foi em 2006 quando Eduardo Campos foi eleito para o primeiro mandato.

Por essa razão muita gente está de olho nos dois principais nomes para a disputa para o Governo de Pernambuco em 2026, Raquel que certamente disputará a reeleição tem vaga suficiente para composição de sua chapa majoritária. João Campos tem dado sinais de que vai optar pela jovialidade com Miguel Coelho e Silvio Costa Filho, na esteira dos prováveis aliados de João ainda tem Humberto Costa que vai tentar a reeleição e Marília Arraes que já foi oficializada como pré-candidata ao senado pela Federação SD/PRD. Lembrando que ainda tem Gilson e Anderson, esses do PL que pode ter candidatura própria para o Governo de Pernambuco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.