Pular para o conteúdo principal

Transplante duplo de pulmão salva americano com câncer terminal

 

Apesar do estágio avançado, o câncer de Khoury não havia se espalhado para outras partes do corpo, o que permitiu que a cirurgia fosse realizada (Foto: NORTHWESTERN MEDICINE/AFP)
Apesar do estágio avançado, o câncer de Khoury não havia se espalhado para outras partes do corpo, o que permitiu que a cirurgia fosse realizada (Foto: NORTHWESTERN MEDICINE/AFP)

Operação bem-sucedida dá novas esperanças a outros pacientes que estão em estágios avançados da doença

Médicos dos Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira, 24, que realizaram com sucesso o transplante dos dois pulmões de um homem com câncer terminal, dando novas esperanças a outros pacientes que estão em estágios avançados da doença mortal.

Albert Khoury, um não fumante de 54 anos, se submeteu a uma cirurgia de sete horas para receber seus novos pulmões no hospital da Northwestern Medicine em Chicago, em 25 de setembro de 2021.

Seis meses depois, os pulmões estão funcionando bem e não há sinais de câncer em seu corpo.

"Minha vida foi de zero a 100...", disse o paciente, que agora leva uma vida normal e pode trabalhar e ir para a academia sem necessidade de assistência respiratória.

"O transplante de pulmão para o câncer de pulmão é extremamente raro e são poucos os casos conhecidos", disse em um comunicado Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica da Northwestern Medicine.

"Para os pacientes com câncer de estágio 4, o transplante de pulmão é considerado um completo 'não', mas, como o câncer de Albert estava alojado somente no tórax, tínhamos certeza de que poderíamos eliminar todo o câncer durante a cirurgia e salvar sua vida", explicou Bharat.

No início de 2020, Khoury trabalhava como finalizador de concreto para a cidade de Chicago, quando começou a sentir dores nas costas, espirros, calafrios, tosse e secreção. De início, pensou que era covid, mas foi ao médico depois que começou a tossir sangue, e foi a partir daí que veio o diagnóstico de câncer.

De maneira geral, os cirurgiões são reticentes a realizar esses transplantes porque, mesmo que restem poucas células cancerígenas, existe uma grande chance de que elas voltem a crescer em um paciente que toma medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição dos órgãos transplantados.

Os poucos procedimentos deste tipo efetuados no passado não tiveram êxito, mas, desde então, os avanços da ciência permitiram uma melhor compreensão dos médicos sobre a propagação do câncer.

Albert Khoury, de 54 anos, trabalha no setor de construção civil na cidade americana de Chicago (Foto: NORTHWESTERN MEDICINE/AFP)
Albert Khoury, de 54 anos, trabalha no setor de construção civil na cidade americana de Chicago (Foto: NORTHWESTERN MEDICINE/AFP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para quem tava achando sem sal o ano eleitoral em Afrânio um tempero a mais na disputa está vindo ai

Conhecido em Afrânio por Salga Pele ,  já que o mesmo compra e vende couro de animais, o vereador do município Lélio Ramos teve seu nome no auge dos comentários nos últimos dias na cidade.  Aliado político do ex-deputado Adalberto , e dono de um estilo peculiar, o homem que tem uma empresa cuja atividade inclui salgar couros de animais pode também dar um sabor a mais na disputa eleitoral em Afrânio este ano.  A expectativa dos " bocas pretas " na cidade e no interior agora é pelo anúncio oficial com a confirmação do nome do Salga Pele que certamente vai botar um tempero a mais em uma pré campanha que até agora vinha sendo vista por muitos do município como uma comida indigesta e sem sal.

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.