Pular para o conteúdo principal

Truculência e fisiologismo político: o povo não aceita mais na política moderna

GSilva comenta!



A nossa democracia tem um desafio diante de si que é se libertar do aprisionamento da representação eleita por interesses fisiológicos truculentos. Derrotamos a ditadura, mas não o fisiologismo.

Esclarecendo melhor a questão. Política, como prática de todo mundo, é busca humana dos significados e direções para a vida, não importa onde, é a busca que nos faz humanos por excelência. 

Todas e todos somos políticos neste sentido, porque todas e todos nos sentimos detentores de direitos e responsabilidades cidadãs. Porém, a sociedade só poderá usufruir dessa verdadeira política que falo através de boas discussões e senso crítico moderno, bem como, se os governos deixarem de lado o toma lá de cá corrupto e destruidor dos sonhos progressistas de um povo que luta por dias melhores de verdade. E, para que isso aconteça um dia, precisaremos de muito mais mentes brilhantes e bem intencionadas de visões macros nos governos do que da chamada troca de favores, consequência da fixada corrupção brasileira na suas mais diferentes formas de ser.

A truculência política regimental, no início, meio ou no final de uma gestão é maléfica ao extremo para uma sociedade que sonha em dar grandes passos evolutivos para um futuro verdadeiramente promissor. O governante quem tem o grito, a intimidação e o rancor como ferramentas para administrar, além de frustrar os sonhos de um povo, atrofia a esperança da verdadeira mudança que todos precisam e esperam, até porque, 6 e meia dúzia são expressões diferentes uma da outra só na forma de falar, já em matéria de ciência exata o resultado irá ser sempre o mesmo.  

Já o fisiologismo tendencioso e corrupto que é a chamada troca de favores interesseiros, no âmbito publico, que é inclusive crime contra os reais interesses em uma democracia, ofende a competência, destrói a esperança e compromete o discurso de mudança para melhor, Maquiavel afirmou que: "o primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta". O inteligente pensador político também afirmou que, nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal. E quem não teme o mal, digo eu, não investe no bem, portanto quem não investe no bem não tem visão futurística e nem pode corresponder os sonhos de evolução de sua gente. 

Assim sendo, concluo: 

o mundo está mudando sim, no entanto, como diz a canção, nada muda se você, governante do tempo moderno, não mudar a forma de pensar, de agir e de administrar.

Geraldo Silva
Radialista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.