Pular para o conteúdo principal

Truculência e fisiologismo político: o povo não aceita mais na política moderna

GSilva comenta!



A nossa democracia tem um desafio diante de si que é se libertar do aprisionamento da representação eleita por interesses fisiológicos truculentos. Derrotamos a ditadura, mas não o fisiologismo.

Esclarecendo melhor a questão. Política, como prática de todo mundo, é busca humana dos significados e direções para a vida, não importa onde, é a busca que nos faz humanos por excelência. 

Todas e todos somos políticos neste sentido, porque todas e todos nos sentimos detentores de direitos e responsabilidades cidadãs. Porém, a sociedade só poderá usufruir dessa verdadeira política que falo através de boas discussões e senso crítico moderno, bem como, se os governos deixarem de lado o toma lá de cá corrupto e destruidor dos sonhos progressistas de um povo que luta por dias melhores de verdade. E, para que isso aconteça um dia, precisaremos de muito mais mentes brilhantes e bem intencionadas de visões macros nos governos do que da chamada troca de favores, consequência da fixada corrupção brasileira na suas mais diferentes formas de ser.

A truculência política regimental, no início, meio ou no final de uma gestão é maléfica ao extremo para uma sociedade que sonha em dar grandes passos evolutivos para um futuro verdadeiramente promissor. O governante quem tem o grito, a intimidação e o rancor como ferramentas para administrar, além de frustrar os sonhos de um povo, atrofia a esperança da verdadeira mudança que todos precisam e esperam, até porque, 6 e meia dúzia são expressões diferentes uma da outra só na forma de falar, já em matéria de ciência exata o resultado irá ser sempre o mesmo.  

Já o fisiologismo tendencioso e corrupto que é a chamada troca de favores interesseiros, no âmbito publico, que é inclusive crime contra os reais interesses em uma democracia, ofende a competência, destrói a esperança e compromete o discurso de mudança para melhor, Maquiavel afirmou que: "o primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta". O inteligente pensador político também afirmou que, nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal. E quem não teme o mal, digo eu, não investe no bem, portanto quem não investe no bem não tem visão futurística e nem pode corresponder os sonhos de evolução de sua gente. 

Assim sendo, concluo: 

o mundo está mudando sim, no entanto, como diz a canção, nada muda se você, governante do tempo moderno, não mudar a forma de pensar, de agir e de administrar.

Geraldo Silva
Radialista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...