Pular para o conteúdo principal

Em áudio, ministro da Educação diz que Bolsonaro pediu para priorizar liberação de verbas para amigos de pastor

 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse a prefeitos numa reunião que o presidente Jair Bolsonaro pediu prioridade à liberação de recursos que fossem solicitados por amigos de um pastor. A revelação foi publicada nesta terça-feira (22) pela “Folha de S.Paulo” e levou partidos da oposição a recorrer ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República contra o ministro e o presidente.

O jornal “Folha de S.Paulo” não revelou quando ocorreu a reunião em que foi gravada a conversa do ministro da Educação com prefeitos. Milton Ribeiro afirma que o governo prioriza prefeituras que peçam a liberação de verba por intermédio do pastor Gilmar Santos.

Santos não tem cargo no governo federal. Ele é presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil e pastor em Goiânia.

Na conversa, o ministro diz que esse foi um pedido do presidente Jair Bolsonaro.

“A prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do Gilmar”, disse o ministro.

Milton Ribeiro também sugere haver uma contrapartida à liberação de recursos do ministério.

“Então, o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser publicado. É apoio sobre construção das igrejas”, disse o ministro.

Na gravação, o ministro não dá detalhes de como esse apoio se concretizaria.

A reportagem afirma que a negociação das verbas do MEC para prefeituras também é feita com a mediação do pastor Arilton Moura, integrante da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil.

Assim como Gilmar Santos, Moura não tem cargo no MEC ou em qualquer órgão do governo federal, mas, com frequência, os dois pastores despacham no gabinete de Milton Ribeiro.

A agenda pública do ministro registra 20 reuniões com a participação de Gilmar Santos e Arilton Moura. A primeira foi em 17 de dezembro de 2020: uma visita de cortesia.

Depois, se tornaram mais frequentes. Só em 2021, foram 18 encontros oficiais. Na pauta, “reunião com prefeitos”, “alinhamento político” e “obras”.

Segundo a “Folha de S.Paulo”, os recursos para as prefeituras saem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Em agosto de 2021, o pastor Arilton Moura participou de uma agenda com o ministro e o presidente do FNDE, Marcelo Lopes.

A relação entre os pastores e Milton Ribeiro foi revelada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” na semana passada. O jornal publicou que o MEC tem um gabinete paralelo de pastores que controla a agenda e a verba do ministério, e que Gilmar Santos e Arilton Moura têm trânsito livre no MEC e atuam como lobistas.

Fonte: Jornal Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.