Pular para o conteúdo principal

Pelo quarto mês consecutivo, confiança do empresário pernambucano permanece em queda

 

Calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice de confiança do empresário do comércio (ICEC) se manteve em queda pelo quarto mês consecutivo. Com uma variação de -1,1%, o resultado saiu de 110,9 pontos em fevereiro para 109,7 pontos em março.

De acordo com a pesquisa, o setor com o maior impacto sobre a confiança foi o das empresas de médio e grande porte que possuem mais de 50 pessoas empregadas. Entre essas, o recuo foi de -7,0% entre fevereiro e março, caindo de 115,1 para 107,1 pontos. Já entre as empresas com menos de 50 pessoas empregadas, a queda foi menos intensa (-0,9%), passando de 110,8 para 109,8 pontos.

Na avaliação da Fecomércio-PE, apesar de ter registrado uma melhora substancial entre maio e novembro do ano passado após ser impulsionada pelo avanço da vacinação e aumento da circulação de pessoas no comércio, a conjuntura de expectativas inflacionárias em alta e de elevação dos juros na economia influenciaram a observação dos empresários sobre o ambiente de negócios neste primeiro trimestre de 2022. Como resultado, em quatro meses, a queda no índice de confiança foi de 5,2%.

Para a federação, dentro do comércio varejista, o nível de preços e as condições de acesso à crédito deverão impactar diretamente as relações de consumo nos próximos meses freando as intenções dos empresários quanto ao aumento de estoques e de mão de obra. Outro fator que deverá exercer pressão no setor é o aumento de custos relacionados à energia e combustíveis.

Entre os componentes do ICEC, apenas o subíndice referente às expectativas (IEEC) não sofreu variação negativa na passagem de fevereiro para março. No entanto, ficou praticamente estagnado, saindo de 137,4 para 138 pontos. No caso do subíndice que avalia as condições atuais (ICAEC), houve queda de 3,6% (de 96,6 para 93,1 pontos), revertendo a melhora observada no mês anterior. Já o subíndice que consolida a tendência das intenções (IIEC) dos empresários no curto prazo recuou timidamente (-0,5%), passando de 98,6 para 98,6 pontos.

O levantamento apontou que o recuo no componente das intenções de curto prazo foi influenciado pela percepção dos empresários com relação ao nível atual dos estoques. Com a inflação persistente e condições de crédito menos favoráveis ao consumidor, a maioria dos varejistas (92,2%) enxergam que a situação atual do estoque em loja está adequada (67%) ou acima da adequada (25,2%) em março, não havendo, portanto, perspectiva para mudança na composição de produtos nos estabelecimentos.

No sentido contrário, uma registrada uma leve melhora nas intenções de contratação no curto prazo, passando de 70,9% para 71,5% a proporção de empresários que têm perspectiva para aumentar o quadro de colaboradores nos próximos meses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para quem tava achando sem sal o ano eleitoral em Afrânio um tempero a mais na disputa está vindo ai

Conhecido em Afrânio por Salga Pele ,  já que o mesmo compra e vende couro de animais, o vereador do município Lélio Ramos teve seu nome no auge dos comentários nos últimos dias na cidade.  Aliado político do ex-deputado Adalberto , e dono de um estilo peculiar, o homem que tem uma empresa cuja atividade inclui salgar couros de animais pode também dar um sabor a mais na disputa eleitoral em Afrânio este ano.  A expectativa dos " bocas pretas " na cidade e no interior agora é pelo anúncio oficial com a confirmação do nome do Salga Pele que certamente vai botar um tempero a mais em uma pré campanha que até agora vinha sendo vista por muitos do município como uma comida indigesta e sem sal.

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.