Pular para o conteúdo principal

Pelo quarto mês consecutivo, confiança do empresário pernambucano permanece em queda

 

Calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice de confiança do empresário do comércio (ICEC) se manteve em queda pelo quarto mês consecutivo. Com uma variação de -1,1%, o resultado saiu de 110,9 pontos em fevereiro para 109,7 pontos em março.

De acordo com a pesquisa, o setor com o maior impacto sobre a confiança foi o das empresas de médio e grande porte que possuem mais de 50 pessoas empregadas. Entre essas, o recuo foi de -7,0% entre fevereiro e março, caindo de 115,1 para 107,1 pontos. Já entre as empresas com menos de 50 pessoas empregadas, a queda foi menos intensa (-0,9%), passando de 110,8 para 109,8 pontos.

Na avaliação da Fecomércio-PE, apesar de ter registrado uma melhora substancial entre maio e novembro do ano passado após ser impulsionada pelo avanço da vacinação e aumento da circulação de pessoas no comércio, a conjuntura de expectativas inflacionárias em alta e de elevação dos juros na economia influenciaram a observação dos empresários sobre o ambiente de negócios neste primeiro trimestre de 2022. Como resultado, em quatro meses, a queda no índice de confiança foi de 5,2%.

Para a federação, dentro do comércio varejista, o nível de preços e as condições de acesso à crédito deverão impactar diretamente as relações de consumo nos próximos meses freando as intenções dos empresários quanto ao aumento de estoques e de mão de obra. Outro fator que deverá exercer pressão no setor é o aumento de custos relacionados à energia e combustíveis.

Entre os componentes do ICEC, apenas o subíndice referente às expectativas (IEEC) não sofreu variação negativa na passagem de fevereiro para março. No entanto, ficou praticamente estagnado, saindo de 137,4 para 138 pontos. No caso do subíndice que avalia as condições atuais (ICAEC), houve queda de 3,6% (de 96,6 para 93,1 pontos), revertendo a melhora observada no mês anterior. Já o subíndice que consolida a tendência das intenções (IIEC) dos empresários no curto prazo recuou timidamente (-0,5%), passando de 98,6 para 98,6 pontos.

O levantamento apontou que o recuo no componente das intenções de curto prazo foi influenciado pela percepção dos empresários com relação ao nível atual dos estoques. Com a inflação persistente e condições de crédito menos favoráveis ao consumidor, a maioria dos varejistas (92,2%) enxergam que a situação atual do estoque em loja está adequada (67%) ou acima da adequada (25,2%) em março, não havendo, portanto, perspectiva para mudança na composição de produtos nos estabelecimentos.

No sentido contrário, uma registrada uma leve melhora nas intenções de contratação no curto prazo, passando de 70,9% para 71,5% a proporção de empresários que têm perspectiva para aumentar o quadro de colaboradores nos próximos meses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...