Pular para o conteúdo principal

Após pisar em brinco, homem aguarda vaga em hospital e tem pé amputado

Um homem de 59 anos teve o pé amputado após pisar em um brinco. O pedreiro esperou dias por uma vaga na Santa Casa de Araçatuba, no interior de São Paulo.

Para a família do paciente, a demora na transferência agravou a infecção. Em nota, o hospital diz que trabalha atualmente com demandas 30% acima da capacidade.

Pé amputado

  • O homem, que é diabético, foi atendido inicialmente no Pronto-Socorro de Araçatuba e orientado a tomar antibióticos.
  • Em casa, ao perceber a infecção, ele voltou à unidade de saúde e chegou a ser internado, quando passou a aguardar transferência para a Santa Casa.
  • Depois de dois dias, em 22 de novembro, o paciente conseguiu uma vaga no hospital e descobriu que o pé seria amputado.

Procurada pelo Metrópoles, Santa Casa de Araçatuba alega que superlotação prejudicou o atendimento. Veja a íntegra da nota.

Em primeiro lugar, lamentamos o desfecho do caso do paciente, que desconhecemos o histórico de saúde, acompanhamentos recebidos e necessários; e o início do quadro que ao chegar no pronto-socorro municipal, segundo consta já apresentava condição extrema.

Apesar dos esforços de nossas equipes de especialistas, o caso do paciente não pode ser revertido.

Informamos que a Santa Casa de Araçatuba é um prestador de serviços hospitalares de alta complexidade aos pacientes SUS [Sistema Único de Saúde] de 40 municípios que totalizam quase 1 milhão de pessoas. A gestão dos fluxos desses pacientes e busca de vagas, não é de responsabilidade do hospital.

Os recursos logísticos da Santa Casa de Araçatuba são finitos e por várias vezes já declarados insuficientes para atender o expressivo contingente. São 330 leitos, dentre os quais, 70 de UTI, 30 dos quais pediátricos e

neonatais, que nesse caso específico são os únicos para uma região com população estimada em 1 milhão de pessoas.

Um total de 94% dos leitos da Santa Casa é utilizado para atender pacientes do SUS, restando ao hospital pequeno percentual para atender outros convênios, fator que contribui para um déficit financeiro de média de R$ 3 milhões por mês.

A cada 12 horas, o Núcleo Interno de Regulação da Santa Casa, recebe da CROSS [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde] entre 80 e 100 pedidos de vagas para pacientes graves de Araçatuba e região, para atendimento no Pronto-Socorro. Em decorrência da limitada estrutura, o hospital consegue acolher entre 40 e 50 pacientes.

Nas últimas semanas, o pronto-socorro do hospital tem trabalhado com demandas 30% acima da capacidade. Essa superlotação tem obrigado as equipes médicas atenderem pacientes em macas nos corredores.


Na data específica em que esse paciente foi inserido na CROSS, a superlotação descrita acima impediu o aceite imediato deste. Caberia à Cross a localização de uma vaga em um dos muitos hospitais da região, posto tratar-se de um caso de média complexidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duplo homicídio de pai e filho em Afrânio choca a cidade do doce

Petú Maciano A população de Afrânio foi surpreendida com a triste notícia do duplo homicídio ocorrido no fim da tarde desta terça-feira 13 de janeiro de 2026.  Segundo informações de  populares rixa antiga alimentada por confusão envolvendo uma novilha culminou na tragédia que abalou a pacata cidade de Afrânio. O sinistro aconteceu no sítio Veneza que fica a 5KM da sede do município. O corpo do filho de nome Maciano de Macedo Rodrigues, 45 anos, foi encontrado dentro da roça a uns 40 metros da estrada enquanto que o corpo do pai de nome Petronilo Pereira Rodrigues, 70 anos, conhecido por Petú, tombou na estrada. A Polícia Militar já está no local para realização dos procedimentos de praxe até a chegada do IML. O sítio Veneza onde aconteceu o duplo homicídio é o mesmo que há cerca de 40 anos ficou conhecido pela ‘tragédia familiar da Veneza’, na qual um homem cometeu uma chacina matando quase toda a família, inclusive um cachorro, e posteriormente foi morto pela Polícia.

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...