Levantamento do instituto Real Time Big Data para o governo de Pernambuco divulgado nesta quinta-feira, 11, mostra três desafios no caminho da governadora Raquel Lyra (PSD) para conseguir a reeleição no ano que vem: a baixa intenção de votos — ela está bastante atrás do prefeito de Recife, João Campos (PSB) –, a avaliação de seu governo e a sua própria rejeição junto ao eleitorado.
Segundo o instituto, ela tem só 28% das intenções de voto, ante 55% do popular prefeito de Recife, que aparece na liderança. Além disso, ela é a candidata com a maior rejeição da corrida eleitoral, com 46% dos entrevistados dizendo que não votariam nela.
Além disso, a aprovação de seu governo (50%) está empatada tecnicamente com a desaprovação (47%). Quando questionados sobre como avaliam o trabalho da governadora, apenas 27% o consideraram ótimo/bom mesma porcentagem dos que acreditam ser ruim/péssimo — outros 44% avaliam a gestão como regular.
Veja os resultados da pesquisa para o governo de Pernambuco:
João Campos (PSB): 55%
Raquel Lyra (PSD): 28%
Eduardo Moura (Novo): 7%
Ivan Moraes (Psol): 3%
Nulo/branco: 4%
Não sabe/não respondeu: 3%
Rejeição: em quais desses você não votaria para governador de Pernambuco?
Raquel Lyra (PSD): 46%
Ivan Moraes (Psol): 29%
João Campos (PSB): 28%
Eduardo Moura (Novo): 23%
Aprovação do governo de Raquel Lyra
Aprovo: 50%
Desaprovo: 47%
Não sabe/não respondeu: 3%
Avaliação do governo de Raquel Lyra
Ótimo/bom: 27%
Regular: 44%
Ruim/péssimo: 27%
Não sabe/não respondeu: 2%
A Real Time Big Data entrevistou 1.200 eleitores pernambucanos entre os dias 9 e 10 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Governadora está bem atrás do seu principal rival, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), na corrida ao governo do estado, segundo pesquisa Real Time Big Data.

Comentários