Pular para o conteúdo principal

Patrulha Escolar reforça segurança em unidades de ensino da rede estadual de PE

 

Foto: Cicom/SDS-PE

Implantada para garantir a segurança nas unidades de ensino da rede estadual de Pernambuco, a Patrulha Escolar foi ampliada pelo governo do Estado – por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS). Realizado pela Polícia Militar (PMPE), o programa atua em parceria com a Secretaria de Educação SEE). Aproximadamente 1.400 PMs, com 93 viaturas, atendem as escolas estaduais, em dois lançamentos diários (manhã e tarde). Ao todo, são realizados diariamente 180 lançamentos de viaturas, que abrangem e cobrem o total de 898 escolas públicas, distribuídas por todo o Estado.

Desde 2024, o programa vem aumentando sua atuação com a ampliação dos lançamentos de PMs e viaturas nas escolas e adjacências. O aumento do efetivo chegou em 300%, em relação ao quantitativo de PMs atuando no Programa em 2023. Já o acréscimo nos lançamentos diários de viaturas chegou a aproximadamente 145% neste ano de 2025, em comparação com os anos anteriores. Em 2023, o total de policiais militares atuando na Patrulha Escolar era de 350 homens e mulheres da PMPE, contando com o lançamento diário de apenas 38 viaturas.

Além da ação de presença, com o lançamento do efetivo para o policiamento nas escolas, a Patrulha Escolar foca na prevenção da violência dentro das unidades de ensino, através de ações sociais realizadas pelos policiais que integram o programa“, explica o capitão Emmanuel Umaitá, coordenador estadual da Patrulha Escolar/PMPE. O capitão detalha as ações preventivas que vêm sendo desenvolvidas com os alunos das escolas assistidas pelo programa. “Entre elas, o projeto Artes que Mudam, iniciativa que leva aulas de artes marciais, como taekwondo, para quatro escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR). E também aulas de judô para uma escola localizada no município de Itaquitinga. Além de aulas de música para uma escola estadual da cidade de Araçoiaba, na RMR“, pontua o coordenador.

Para incentivar e motivar os estudantes nas boas práticas, no mês de setembro de 2025 cinco alunos do projeto Artes que Mudam participaram de mais uma competição de taekwondo, dos quais quatro conquistaram medalhas – uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, respectivamente. Entre os medalhistas, o estudante Henry Alves de Santana, 14 anos, aluno da Escola de Referência Monsenhor Manoel Marques (EREF), localizado no bairro da Mangabeira, na capital pernambucana. Ele faz parte do Projeto Artes que Mudam e foi ouro no Taekwondo, competindo nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) 2025.

A Patrulha Escolar ainda desenvolve o projeto ‘A Escola é Nossa’, que leva práticas esportivas e música às unidades de ensino atendidas pelo programa, nos finais de semana, proporcionando lazer e cultura para a juventude e toda a comunidade inserida. As escolas contempladas pelo programa são aquelas indicadas pela Gerência Regional de Educação, da SEE/PE, com base nos índices relacionados à vulnerabilidade.

Linha direta

O efetivo da Patrulha Escolar atua baseado em um cartão programa que estabelece horários e rotas das rondas, bem como as escolas a serem atendidas pelas viaturas. Os gestores dessas escolas possuem uma linha direta, para se comunicarem com o efetivo Patrulha Escolar que cobre a área de suas escolas. Vale salientar que, embora seja um programa voltado para as escolas estaduais, havendo a necessidade de acionamento, uma ou mais viaturas poderão ser designadas para atender outras unidades educacionais, sejam escolas particulares e demais unidades de ensino, incluindo as faculdades.

Para acionamento de urgência, em caso de ocorrências em estabelecimentos educacionais não cadastrados no Programa, a orientação é ligar para 190, que designará uma viatura da Patrulha Escolar ou viatura mais próxima para atender ao chamado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duplo homicídio de pai e filho em Afrânio choca a cidade do doce

Petú Maciano A população de Afrânio foi surpreendida com a triste notícia do duplo homicídio ocorrido no fim da tarde desta terça-feira 13 de janeiro de 2026.  Segundo informações de  populares rixa antiga alimentada por confusão envolvendo uma novilha culminou na tragédia que abalou a pacata cidade de Afrânio. O sinistro aconteceu no sítio Veneza que fica a 5KM da sede do município. O corpo do filho de nome Maciano de Macedo Rodrigues, 45 anos, foi encontrado dentro da roça a uns 40 metros da estrada enquanto que o corpo do pai de nome Petronilo Pereira Rodrigues, 70 anos, conhecido por Petú, tombou na estrada. A Polícia Militar já está no local para realização dos procedimentos de praxe até a chegada do IML. O sítio Veneza onde aconteceu o duplo homicídio é o mesmo que há cerca de 40 anos ficou conhecido pela ‘tragédia familiar da Veneza’, na qual um homem cometeu uma chacina matando quase toda a família, inclusive um cachorro, e posteriormente foi morto pela Polícia.

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...