Pular para o conteúdo principal

Irregularidades em postos de gasolina no Piauí reduzem 50%, aponta Procon


Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), vinculado ao Ministério Público do Estado do Piauí, divulgou nesta quarta-feira (22) os resultados das fiscalizações realizadas em postos de combustíveis nos últimos três anos. Os dados mostram uma queda nas irregularidades registradas, com uma redução superior a 50% no número de autuações.

Em 2022, 601 postos de combustíveis foram fiscalizados em 119 cidades, resultando em 192 autuações – o que corresponde a 32 postos autuados a cada 100 inspecionados. Em 2023, o número de fiscalizações aumentou para 664 postos em 170 municípios, mas as autuações caíram para 115, ou seja, 17 postos autuados a cada 100. Em 2024, com 677 postos fiscalizados em 182 cidades, o número de autuações foi reduzido para 92, o que representa apenas 14 postos autuados a cada 100.

Outro ponto de destaque foi a fiscalização das “bombas baixas”, quando o volume de combustível fornecido é inferior ao pago pelo consumidor. Em 2022, 86 bombas foram autuadas, representando 14 autuações a cada 100 fiscalizações. Esse número caiu para 45 em 2023 e 48 em 2024, correspondendo a 7 autuações a cada 100 postos fiscalizados.

As ações de fiscalização contaram com o apoio do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC). A parceria entre os órgãos tem permitido uma abordagem mais eficaz contra práticas ilegais e maior proteção para os consumidores.

Nivaldo Ribeiro, coordenador-geral do Procon/MPPI, destacou a importância das fiscalizações para garantir mais segurança e qualidade nos serviços prestados. “Estamos alcançando resultados mais efetivos, com maior resolutividade e um efeito inibitório sobre irregularidades”, afirmou Ribeiro.

Fonte: O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.