Pular para o conteúdo principal

Envenenamento de família pode ter envolvimento de mais um suspeito; 8 pessoas morreram

 

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, indicou que o envenenamento coletivo no Piauí pode ter mais de um suspeito. À TV Cidade Verde, ele disse que, até mesmo o próprio modo de agir, aponta que houve a tentativa de camuflar a autoria. 

"A gente está bem próximo! Além do relatório do inquérito, vamos fazer um documento para que a população entenda o que aconteceu. O envenenamento envolve um subterfúgio, um instrumento que ninguém sabe. É algo incolor, inodora, insípida. Na literatura forense, a gente sabe que quem usa veneno quer camuflar a autoria, por isso, é tão difícil, ainda mais quando envolve o contexto familiar. Quem vai desconfiar de um padrasto, de uma mãe e de uma avó?!", disse o secretário. 

Para chegar à autoria do crime, a Polícia Civil leva em consideração também quem esteve na casa durante os crimes. Os irmãos de 7 e 8 anos morreram após ingerir veneno em agosto de 2024. Em janeiro deste ano, mais cinco pessoas vieram a óbito com suspeita de envenenamento. A oitava pessoa morreu na semana passada após apresentar sintomas semelhantes, mas não houve confirmação da causa da morte, até agora. Todas as vítimas são do mesmo núcleo familiar. 

"Quem é que está em todas as situações? quem estava em três eventos? quem estava em dois eventos? o que eles têm em comum e o que não tem? não é algo simples. O papel do estado é elucidar os crimes e mostrar a verdade", disse Chico Lucas. 

Uma vizinha, investigada no envenenamento dos irmãos, foi presa, mas acabou sendo solta este ano, após prova técnica de que os cajus doados por ela não tinham veneno. Com a reviravolta do caso, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí resolveu se manifestar sobre o andamento da investigação somente após a conclusão. O único preso, no momento, é Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, que era padrastro e "vodrastro" da maioria das vítimas. Segundo Chico Lucas, o depoimento dele, no envenenamento dos irmãos, induziu a polícia ao erro, o que ocasionou na prisão da vizinha.

"A gente sente pelo erro na apuração. Não foi um erro causado por dissídio ou por inépcia dos operadores do direito, mas porque foram induzidos. No primeiro momento, tivemos o envenenamento de duas crianças e seus familiares afirmaram à polícia que foi uma determinada pessoa. A avó, o Francisco e a mãe delas apontaram a Lucélia. Esses depoimentos não são relevantes? Além disso, realizamos uma busca e apreensão na casa dela e encontramos veneno. Esse induzimento foi provocado por um dos acusados, o Francisco. Ele, a avó e a mãe das crianças – que faleceu posteriormente – colocaram Lucélia como suspeita em todos os depoimentos e foi encontrado o veneno que às vezes pode ser coincidência, porque, apesar de proibido, o chumbinho é um veneno muito comum nas casas", explicou Chico Lucas.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!